Pesquisador e profissional de comunicação, Lucas Reis é CEO da Zygon, adtech especializada em marketing digital com soluções de análise de dados e mídia programática. Um jovem líder com doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, pesquisa sobre o uso de Big Data na detecção de climas de opinião e sobre o papel dos algoritmos na sociedade atual.
E, mais recentemente, Lucas Reis foi selecionado pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, entre mais de 1.800 candidatos jovens empreendedores e líderes empresariais, para participar da sexta edição do Programa de Bolsas “Iniciativa Jovens Líderes das Américas” (YLAI) de 2022 – programa patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA. Para a edição de 2022 o YLAI reunirá 280 jovens líderes de 37 países da América Latina, Caribe e Canadá.
Atualmente, é Pesquisador Associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, desenvolvendo trabalhos sobre disseminação de conteúdos online. Desenvolveu uma taxonomia da difusão de fake news, publicado em artigo selecionado para ser apresentado no I Workshop on Disinformation promovido pelo Berkman Klein Center, da Harvard Law School. É coautor do livro “Publicidade Digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária”. E, há pouco tempo, liderou a pesquisa “Universo Trans”, a primeira a mapear o que se fala online sobre as pessoas Trans.
Lucas ainda assumirá a presidência da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), e a posse deve ocorrer durante o Scream, no dia 3 de dezembro. Além de ser o Presidente do Comitê de Diversidade & Inclusão do IAB Brasil, até o final deste ano, faz parte do corpo docente do IAB (Internet Advertising Bureau) Brasil, do Conselho Diretor da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), e é mentor do Founder Institute.