Quatro jovens criativos do Brasil estão entre os 150 escolhidos para participar do Creative Liaisons 2021, programa de coaching individual e virtual do London International Awards, festival internacional que desde 1986 destaca e premia novas ideias nas mais diferentes disciplinas da indústria criativa. O projeto tem como objetivo conectar novos profissionais com alguns dos mais experientes líderes da indústria, especialmente de regiões diferentes das suas – garantindo uma total expansão em suas bases de conhecimento.
Participam do treinamento, 100% financiado pelo próprio LIA, Ligia Mendes, redatora da Leo Burnett Tailor Made; Marcos Paulo Bispo do Espírito Santo, redator da Miami Ad School São Paulo; Beatriz Brandão, redatora da Ogilvy; e Lucas Dias Negreiros, também redator da Ogilvy.
Entre os 150 selecionados estão jovens criativos com idades entre 21 e 35 anos e de todas as partes do mundo. Eles foram selecionados em vários clubes e associações de publicidade, em competições da imprensa especializada e por empresas que apoiam o LIA, bem como candidatos autodenominados.
Entre os mentores também há presença brasileira, com cinco líderes da indústria no País: André (Deco) Artilheiro, criativo sênior da Circus/MediaMonks; Alexandre Peralta, diretor executivo de criação da Africa; Pedro Prado, diretor executivo de criação da TBWA\MediaArts Lab; Erh Ray, CEO e CCO da BETC Havas; e Vinicius Stanzione, vice-presidente executivo de criação da Leo Burnett Tailor Made.
As sessões de e-coaching acontecerão entre maio a agosto. Cada um dos jovens criativos estará diretamente ligado a três treinadores, trocando experiências, tirando dúvidas e recebendo aconselhamento personalizado. O tempo de cada sessão é determinada por acordo mútuo entre os mentores e pupilos, com duração mínima garantida de 1 hora.
“LIA sempre defendeu o crescimento criativo das próximas gerações. É por isso que estabelecemos uma referência tão alta com esta academia de aprendizagem e networking. Ao longo dos muitos anos gerindo Creative LIAisons, aprendemos como é importante para o talento emergente ser capaz de acessar insights criativos mais profundos e se conectar com os impulsionadores do setor. Criamos este programa para que os jovens criativos possam ser treinados diretamente pelos melhores talentos, além de participar de discussões aprofundadas individualmente com os líderes da indústria aos quais eles normalmente não teriam acesso”, destaca Barbara Levy, presidente do LIA.
As sessões têm como objetivo preparar o setor para o futuro, pois envolvem todos os aspectos do negócio. Após as sessões de treinamento, o aprendizado continua com uma série de sessões de palestras virtuais durante o mês de setembro. Os webinars cobrirão todas as disciplinas de áudio, design, digital, health, música, produção, tecnologia e muito mais. Entre os palestrantes confirmados estão Oliver Fuselier, diretor geral e produtor-executivo do Great Guns USA; Baris Gencel, diretor executivo de criação e consultor de marcas em Xangai; Hyun Seo Yoo e Sarah Guessoum, líderes criativos do TikTok em Dubai; Esra Gulmen, head de design da Heimat Berlim; Ralph van Dijk, fundador e diretor executivo de criação da Eardrum; e Mary Martinez, VP global e diretora executiva de criação da Tank Worldwide Montreal.
Os mentores, assim como os participantes anteriores do Creative LIAisons, terão permissão para acompanhar aas salas de julgamento virtuais, em tempo real, durante a rodada final de julgamento e definição dos trabalhos vencedores, em outubro.
Eles também terão acesso aos webinars Creative Hacks de Bernardo Romero, sócio e CCO da The Bloc Nova York, série de palestras que demonstra como criar ideias a partir de uma folha de papel em branco, assim como as ferramentas usadas por gigantes da indústria como Tim Jones, Renata Florio e Shaheed Peera como base para seu sucesso.
“É um privilégio para o LIA realizar a curadoria desse programa de coaching onde os gigantes da indústria podem ajudar a desbloquear o potencial de criativos promissores. Como uma premiação que homenageia a excelência criativa e o pensamento inovador, queremos continuar elevando a barra da criatividade. Podemos fazer isso extraindo o potencial dos criativos mais jovens. E a melhor forma para tal é ter os líderes de hoje inspirando os líderes do futuro”, complementa Barbara.
Mais informações sobre a lista de palestrantes e webinars no http://www.liaawards.com/creative_liaisons/coaching.