Após 25 anos com a mesma identidade sonora, o Metrô de São Paulo embarca na tarefa de transformar sua comunicação sonora dentro dos trens e nas plataformas de embarque e desembarque das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, caracterizada como uma das principais interfaces de conexão entre a empresa e seus passageiros.
Foi com o desafio de aproximar ainda mais o Metrô de São Paulo com os seus 4 milhões de passageiros diários e fortalecer a cultura brasileira que a produtora de som Lógico! assina a concepção e produção dessa nova identidade sonora, tomando como alicerce a música “O trenzinho do caipira”, parte integrante das Bachianas Brasileiras n. 2, do compositor Heitor Villa-Lobos.
O processo criativo, que durou vários meses, buscou atribuir à identidade sonora o potencial de falar aos passageiros de forma eloquente e amistosa, reforçando o caráter humano da empresa e o cuidado com a segurança dos passageiros. Mais do que fortalecer a ligação cotidiana entre o Metrô, a população e a cidade, a nova identidade sonora tem grande preocupação com sua função informativa e a necessidade ontológica da empresa se comunicar com os passageiros de forma clara, objetiva e empática.
“Nesse momento, entendemos que, na verdade, se tratava da reestruturação da comunicação sonora do Metrô e nada mais prudente que, de uma forma geral, pensássemos em reformular todo o sistema de comunicação sonora da empresa, o que incluiria também um logo sonoro”, explica o sócio e diretor criativo da Lógico! Music.