Entender o que é Sound Branding é entender a relação das marcas com o som. É essa a proposta do livro “Sound Branding – A vida sonora das marcas”, lançado pela Matrix Editora e escrito pela brasileira Zanna. A publicação mostra os diversos detalhes sonoros necessários para se construir a identidade sonora de uma marca.
“Assim como os especialistas em branding visual escolhem formas, logotipo, fotografia e casting, profissionais do Sound Branding recorrem à voz e ao jeito de falar, aos ritmos, timbres e instrumentos musicais para definir a personalidade sonora de uma marca”, diz a autora. Cria-se, assim, um vocabulário sonoro personalizado para traduzir o DNA da marca em sons que são prontamente reconhecidos.
Esse vocabulário está o dia inteiro ao nosso redor, sem que nos apercebamos dele. Empresas de telefonia, bancos, o metrô do Rio e a Infraero são algumas instituições que utilizam esse recurso costumeiramente.
Além de mostrar os caminhos para alcançar resultados nessa área, a autora sugere ainda o desenvolvimento de um Sound Branding pessoal. Para ela, cada indivíduo pode ser entendido como uma marca única, com seu nome, discurso, seus hábitos, e assim se beneficiar do som na construção da sua imagem pessoal.