A cidade de Campo Grande recebe, nos dias 19 e 20 de março, cerca de 30 líderes empresariais e associativos do setor publicitário dos diversos estados, em encontro promovido pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro. Este é o primeiro de quatro encontros nacionais, que serão realizados este ano com o objetivo de debater o desenvolvimento do mercado publicitário brasileiro e suas melhores práticas.
Esta edição do encontro contará com o workshop ‘Planejamento com Cenários’, com o objetivo de ajudar os participantes a desenvolverem uma visão mais abrangente e estruturada sobre o futuro do setor publicitário. A metodologia utilizada será a Oxford Scenario Planning Approach (OSPA), um modelo que permite que organizações aprendam a lidar melhor com a incerteza, ampliando suas possibilidades estratégicas. O workshop será comandado por Fernando Braga e Silva, fundador da Delta Consulting e especialista em planejamento estratégico e cenários futuros.
“Todo grupo executivo trabalha com pelo menos um cenário em mente, mesmo que de forma implícita. No entanto, sem clareza sobre quais chances de que essas suposições se concretizem no futuro, torna-se mais difícil compreender o presente e as mudanças necessárias”, explica Fernando Braga e Silva. “Trabalhar com cenários plausíveis permite que os gestores se antecipem e reduzam os riscos estratégicos. O objetivo da metodologia OSPA é proporcionar um aprendizado real sobre o presente, explorando diferentes futuros, e permitindo que as organizações se preparem para diversas eventualidades.”
Fernando destaca ainda que a OSPA é uma ferramenta essencial para explorar e gerenciar incertezas, reformular compreensões sobre o setor e gerar opções estratégicas resilientes. “Cenários não são previsões, mas formas de ampliar a percepção sobre as possibilidades futuras. Através desse processo, conseguimos construir alternativas que tornem as decisões mais robustas e adaptáveis”, reforça.
Além do Workshop, também serão apresentados os resultados da primeira edição de 2025 da VanPro – Visão de Ambiente de Negócios –, pesquisa que mostra cenário sobre o setor. “A Vanpro mapeia os desafios do mercado publicitário e gera ações estratégicas reais para fortalecer as agências”, conta Daniel Queiroz, Presidente da FENAPRO. “A partir dos dados coletados, conseguimos ter uma visão mais clara do cenário publicitário em cada região e, principalmente, contribuir para a criação de ações e iniciativas concretas que realmente façam a diferença nos negócios das agências”, completa.
O evento ainda abordará a interlocução do setor com o Governo Federal e o mapeamento de projetos de lei que podem impactar a publicidade.
Adriany Bueno, presidente do Sinapro-MS e anfitriã do evento, destaca que “é uma honra receber o primeiro encontro do ano do nosso ecossistema, que dá início à implementação de uma agenda forte de temas em 2025, com foco no desenvolvimento e fortalecimento das agências de todo o País”.
Esta edição do Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda Brasileira será realizada no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.