Executivo está no Brasil e se encontrou com organizadores do grupo para discutir sobre inclusão e diversidade no Festival de Cannes.
Na última quarta-feira (9), o CEO do Cannes Lions, Simon Cook, se encontrou com as lideranças do PerifaLions em São Paulo. Leticia Rodrigues (FCB Brasil), Irina Didier (BETC Havas) e Flavio Salcedo (UNASP) discutiram sobre diversidade no Festival de Criatividade de Cannes e apresentaram o projeto, que busca dar visibilidade a talentos da área de comunicação das periferias.
O executivo visita o Brasil para se reunir com agências, projetos e coletivos para colocar em pauta discussões sobre o Festival. Neste ano, o PerifaLions levou três estudantes das periferias para o evento, que acontece na França, com tudo incluso. A iniciativa teve o apoio da própria organização de Cannes e contou com o patrocínio de 6 agências: Artplan, FCB Brasil, GUT, iD\TBWA, Live e Mangata.
No encontro, foram discutidas alternativas para despertar e manter o interesse da nova geração por publicidade. “Precisamos pensar em formas de viabilizar o engajamento e o apoio das agências em iniciativas de inclusão, mas também precisamos levar essa atenção para o Festival de Cannes. Despertar novamente o desejo de jovens talentos pelo Festival é importante para o futuro da publicidade. É ganha-ganha”, afirma Letícia Rodrigues.
Segundo os organizadores do projeto, o papo foi bem construtivo. Simon se mostrou bastante interessado em fazer com que o Festival seja cada vez mais inclusivo e foi discutida, inclusive, a possibilidade de replicar o modelo do PerifaLions em outros países, tentando atender as necessidades dos estudantes e dos mercados locais.
“A publicidade enfrenta o desafio de se renovar para se conectar com uma cultura mais diversa e mais vibrante. A renovação das agências precisa ser acompanhada pela renovação do Festival – e esse movimento abre portas para os talentos que estão nas periferias”, completa Irina Didier.
Para Flavio Salcedo, participar do Festival de Cannes foi uma experiência transformadora na vida dos nossos alunos. “Eles tiveram a oportunidade de perceber que fazem parte de um mercado global e que merecem estar ali. A reunião com Simon Cook abre portas para que mais estudantes periféricos vivam esta experiência e, através do próprio talento, conquistem seu espaço no mundo da publicidade”.