Uma pesquisa da Tunad destacou os investimentos publicitários de plataformas de streaming na TV Linear brasileira em 2024, destacando Globoplay, Disney+, Max, dentre outras marcas. O estudo analisou os aportes financeiros estimados ao longo do ano, evidenciando estratégias, sazonalidades e lideranças de mercado.
O streaming Globoplay manteve-se como o maior anunciante do setor, com um valor de mídia equivalente a mais de R$ 1 bilhão em publicidade. Desde o primeiro trimestre, a plataforma demonstrou consistência, destinando o equivalente a R$ 100 milhões por mês às campanhas publicitárias. Por sua vez, Disney+/Star+ ocupou a segunda posição, com um aporte de R$ 322 milhões, concentrando investimentos em meses-chave, como março (R$ 26 milhões) e dezembro (R$ 31 milhões), aproveitando grandes lançamentos e períodos sazonais.
O canal Max investiu R$ 274 milhões, destacando-se em maio e dezembro. O Play Plus seguiu uma abordagem mais equilibrada, acumulando R$ 85 milhões, com um pico em setembro (R$ 13,7 milhões). Com valores mais modestos, a Netflix e o Prime Video mantiveram constância. A Netflix investiu R$ 29 milhões, com destaque em março e novembro, enquanto o Prime Video destinou R$ 28 milhões, com picos em junho (R$ 4,8 milhões).
O segundo semestre foi o mais movimentado, com os maiores aportes concentrados entre julho e dezembro. Eventos culturais, esportivos e as festas de fim de ano impulsionaram campanhas publicitárias, especialmente em meses como maio, quando Globoplay e Max investiram R$ 118 milhões e R$ 35 milhões, respectivamente. Nos meses de setembro e novembro Play Plus e Netflix também tiveram grande presença.
O mercado de streaming no Brasil segue em expansão, e o ano de 2024 consolidou as plataformas que melhor alinharam constância, estratégia sazonal e inovação publicitária para engajamento do público. Por exemplo, a liderança do Globoplay reforça que investimentos regulares geram resultados sólidos. Já Disney+/Star+ e Max mostraram que campanhas bem-timbradas em momentos estratégicos são eficazes. Netflix e Prime Video continuaram relevantes mesmo com aportes menores, apostando na criatividade e impacto das campanhas de engajamento. Com o consumo digital em ascensão, espera-se que 2025 traga ainda mais competitividade e novas estratégias para conquistar.
“Com o aumento dos investimentos em Retail Media e CTV, as plataformas de streaming devem em 2025 manter ou até incrementar seus investimentos em construção de marca
Link do estudo: https://bit.ly/4atCynx
A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados. Hoje auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H,Discovery Kids,ESPN2,ESPN4,ESPN Brasil, Fox/Star, FX ,Globo News,GNT,Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel.
Com os dados capturados pela auditoria, o sistema de audio-matching permite monitorar a veiculação desses criativos em outras praças, caso sejam exibidos, abrangendo mais de 150 canais em todo o Brasil.
Para o cálculo do valor investido, a Tunad utiliza dados da tabela JOVE e da The Media Trade para determinar o valor médio praticado por marcas em programas de TV, permitindo chegar a uma estimativa do investimento publicitário que a marca realizou na TV.