quinta-feira, novembro 21, 2024
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Levantamento da Kantar revela que busca por produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A procura por produtos naturais aqueceu o mercado de beleza no Brasil nos últimos anos. De forma geral, os itens de beauty & care cresceram 9% em 2018. Já os itens com ativos naturais, como abacate, argan, coco, oliva, macadâmia etc., representavam 6% do mercado em 2017. Já em 2018, equivalem a 20% em valor, aponta levantamento feito pela Kantar, multinacional de painéis de consumo. A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das decisões de compra desta cesta no Brasil. Entre os valores totais gastos neste segmento, 30,1% vão para shampoo, 25,3% com cuidados com a pele do corpo e 13,3% para skin care do rosto.

Apesar das mulheres terem rotinas cada vez mais dinâmicas e estarem buscando mais praticidade – reduziram em 2,6% a frequência do uso de produtos durante a semana -, os cuidados com a beleza ainda tomam 18% mais tempo delas do que dos homens. Em geral, este tempo extra é gasto estilizando o cabelo e com tratamentos para a pele do rosto.

O estudo aponta que na hora do skin care, o comportamento varia muito entre públicos masculinos e femininos, mas independente do sexo e idade concentra as atenções no rosto. Os homens têm duas grandes preocupações com cuidados estéticos ao longo da vida: acne e cravos. Para tratá-los, incluem um ou dois produtos em suas rotinas, principalmente entre 11 e 24 anos. Entre as mulheres, 33% delas têm em média seis preocupações na vida adulta. São elas: cravos, espinhas, acne, olheiras, rugas e manchas. Para isso, elas elegem, em média, 4 ou 5 categorias de beleza por período. No entanto, o número de produtos na nécessaire caiu 5% nos últimos dois anos na contramão do aumento pela busca de opções que ofereçam um mix de benefícios com ênfase em efeito anti-idade, hidratação e nutrição.

“Mulheres se preocupam com olheiras e rugas boa parte da vida adulta, enquanto os cuidados estéticos dos homens são concentrados entre os jovens que buscam soluções para cravos e espinhas”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

Entre o público feminino, 33,5% busca ajuda dermatológica para tratamentos no rosto, enquanto 21,1% dos homens procuram soluções nos consultórios médicos.

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