Se você tem uma marca, não tem jeito: mais cedo ou mais tarde, vai precisar de uma assessoria de imprensa. Isso se realmente quiser fazer diferença no seu mercado e conquistar o seu público-alvo de forma fiel. E, mesmo com a comunicação crescendo a cada dia e se tornando essencial para o crescimento de toda e qualquer empresa, independentemente do setor de atuação, muitas são as pessoas que ainda não têm a mínima ideia do que significa, de fato, a assessoria de imprensa. E muito menos para que serve! Ou seja, a quantidade de informações a que temos acesso talvez ainda não seja suficiente para esclarecer esse serviço tão importante para o desenvolvimento da credibilidade de um negócio, principalmente quando falamos de um trabalho de construção de marca em longo prazo.
Antes de entrar no assunto deste capítulo, você já deve saber o que uma marca precisa para dar certo. Afinal, estamos no fim do livro! Já aprendeu que existe o valor agregado ao produto ou serviço que vende, além de todas as estratégias que foram definidas até aqui para encontrar a sua marca e descobrir todo o poder de cada uma. Mas como conhecimento nunca é demais, vamos a um pouco de teoria: Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Ou seja, podemos dizer que a marca é a representação figurada de um produto ou serviço, certo? Agora, sua pergunta deve ser a seguinte: “O que a marca tem a ver com a assessoria de imprensa?”
Bom, vamos voltar ao passado para saber como a assessoria de imprensa surgiu. Foi no ano de 1906 que o jornalista americano Ivy Lee deixou de lado o jornalismo para abrir o seu escritório de relações públicas. Ele começou trabalhando para o empresário John Davison Rockefeller. Até aí, tudo bem. Só que ele era considerado um homem de negócios muito impopular, talvez o mais impopular dos Estados Unidos. Curioso, não? Quem conta isso é Manuel Chaparro no livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Porém, as evidências do relacionamento com distribuidores de notícias datam de antes, mais precisamente do século 16.
No Brasil, foi no ano de 1909 que a assessoria de imprensa começou a dar sinal de vida. Isso ocorreu quando o presidente Nilo Peçanha criou a “Secção de Publicações e Bibliotheca”, através do Decreto nº 7.673, de 18 de novembro de 1909. O objetivo do presidente era o de integrar serviços de atendimento, publicação, informação e propaganda. Portanto, foi bem mais tarde que foi criada a Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), que hoje adota Comunicação no nome em vez de Jornalismo. Isso foi em 1967. E, hoje, há mais de cem anos, a assessoria de imprensa é considerada fundamental para fazer a ponte entre empresas e imprensa. Com base na informação qualificada, logicamente.
Logo, não demorou para que se percebesse que a assessoria começou a se tornar um meio essencial para a comunicação de uma marca com seu público-alvo. Afinal, grandes empresas começaram a perceber que a assessoria de imprensa é fundamental para comunicar de maneira efetiva o que realmente precisa e causa impacto através da mídia.
Para perceber melhor como isso funciona, separei alguns tópicos para que entenda de uma vez por todas a mecânica da assessoria de imprensa e qual a importância dela na formação da sua marca.