Kantar: Proteção de ativos e fluidez são as principais tendências para o setor de serviços financeiros.
Estudo avalia mudanças de comportamento e novas preferências dos consumidores.
A pandemia de Covid-19 afetou a instabilidade econômica de diversos mercados globais. Nos últimos meses, países de diferentes continentes também observaram a inflação disparar – os preços do gás e do óleo, por exemplo, atingiram níveis não vistos desde a década de 1970 – e sentiram os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A segunda edição do relatório “Digital (Dx) Analytics Global Trends”, que analisa as tendências do setor financeiro, mostra que os cenários globais atuais têm influenciado diretamente o comportamento e as preferências dos consumidores para o setor.
Desenvolvido pela divisão Insights da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, o estudo indica que, após o período mais crítico da pandemia, boa parte das pessoas decidiu proteger seus ativos. É por isso que muitas delas optaram por investimentos seguros e tangíveis, como os imóveis.
A população global também cortou gastos com despesas gerais (44%) e adotou novos comportamentos (31%). Além disso, 24% das pessoas optaram por comprar de marcas mais baratas para economizar e 17% apostaram em vender patrimônios para levantar dinheiro.
As mudanças também desencadearam uma nova tendência para o setor de serviços financeiros: a fluidez. Em busca de eficiência, acessibilidade e flexibilidade, os consumidores valorizam cada vez mais as soluções digitais que oferecem praticidade.
Um bom exemplo é o Apple Pay, que permite realizar transações com dispositivos móveis e via aproximação. Simples e prático, o serviço caiu no gosto de usuários do mundo inteiro.
A expectativa é de que o cenário econômico atual ajude a fomentar ainda mais a adoção de recursos tecnológicos ao redor do planeta. Em 275 cidades da China, por exemplo, quem tem dispositivos da Apple consegue pagar tarifas de ônibus e metrôs com smartphones ou smartwatches. Na Coreia do Sul, por sua vez, o banco Shinhan instalou terminais que usam um sistema de câmeras 3D e infravermelhas para permitir que os clientes realizem pagamentos usando apenas a tecnologia de reconhecimento facial.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.