quarta-feira, novembro 20, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoKantar IBOPE Media: Rádio online ganha cada vez mais espaço entre os...

Kantar IBOPE Media: Rádio online ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros

Kantar IBOPE Media aponta que consumo do formato cresceu 186% entre 2019 e 2021

Mesmo com mais de 100 anos de história, o rádio segue moderno. Isso ocorre porque o meio sabe se adaptar às mudanças de mercado para continuar relevante para o ouvinte. Prova disso é que 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio online mudou o jeito de consumi-lo. Essa possibilidade, inclusive, fez com que o consumo do meio nesse formato crescesse 186% entre 2019 e 2021.

Os dados são do material “Rádio online: O som do novo”, preparado pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

Pontos de contato

As várias formas de consumo oferecidas ao longo do tempo permitem que o rádio alcance uma grande quantidade de ouvintes. Tanto é que, hoje, 46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

É importante destacar, no entanto, que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.

Perfil consumidor

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).

Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

Artigos relacionados

Novidades