Em um ecossistema de mídia cada vez mais complexo e competitivo, a Kantar IBOPE Media identifica cinco tendências principais para ajudar marcas, anunciantes, agências, emissoras de televisão e de rádio e plataformas de vídeo sob demanda a navegar com confiança no próximo ano.
Em sua quinta edição, o relatório Media Trends & Predictions 2025 conecta transformações globais a dinâmicas locais, oferecendo insights valiosos a respeito dos desafios e das oportunidades do setor. Reconhecida como líder global em medição de audiência, comportamento do consumidor e inteligência publicitária, a Kantar IBOPE Media combina décadas de experiência com um olhar atento às mudanças de mercado para fornecer análises aprofundadas e dados estratégicos que antecipam as mudanças que moldam o futuro da comunicação.
“As empresas de mídia precisam evoluir para atender às demandas em constante mudança dos consumidores. Ao alavancar insights baseados em dados, elas podem criar experiências mais personalizadas, proporcionando relevância e engajamento em um cenário cada vez mais fragmentado. Em suma, esse estudo visa ajudar produtores de conteúdo e marcas a navegar pelo próximo ano e planejar o futuro”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.
O relatório de 2025 abrange cinco temas – ecossistema de mídia; conteúdo; dados, tecnologia e análise; medição de audiência; e pessoas e habilidades. Confira os principais destaques de cada tendência:
- Ecossistema de mídia: otimismo, convergência e crise de identidade
Em 2024, as marcas de mídia diversificaram seus modelos de negócios para permanecerem competitivas em um cenário cada vez mais híbrido. Essa mudança reflete a necessidade crescente de expandir além dos fluxos de receita existentes, com empresas explorando novas parcerias e oportunidades em todas as plataformas. O objetivo é acompanhar as variações no comportamento do consumidor, a inovação tecnológica e o aumento da concorrência.
“Essa mudança contínua em direção a modelos de negócios híbridos está se tornando uma marca registrada em todo o setor. Muitas empresas de mídia, quer tenham começado como serviços nativos de VOD, emissoras e redes, quer como edições impressas, agora estão capitalizando uma variedade de estratégias de monetização para alavancar o conteúdo e alcançar o público de forma eficaz”, salienta a executiva.
É válido destacar, porém, que a indústria está lutando com uma crescente crise de identidade, à medida que os limites entre as plataformas se confundem, o que gera um ecossistema convergente de marcas de mídia multifacetadas. Essa transformação é mais do que apenas semântica. Em 2025, representará uma mudança fundamental a respeito de como o conteúdo será criado, consumido e distribuído.
- Conteúdo: o boom, a crise e a batalha pela atenção do público
Em 2024, a quantidade disponível de serviços de streaming provocou uma saturação no mercado de conteúdo, o que, consequentemente, resultou na desaceleração das produções. Para o próximo ano, a projeção é que haja uma remodelação de como os consumidores interagem com determinados tipos de conteúdo.
- Dados, tecnologia e análise: navegando pela privacidade, regulação e ascensão da IA
No próximo ano, o setor de mídia deve calibrar sua abordagem à coleta de dados, priorizando a transparência, capacitando os consumidores a entender como suas informações estão sendo usadas e garantindo que proteções de privacidade robustas estejam em vigor.
- Medição de audiência: redefinindo o status quo para um mundo de mídia fragmentado
O surgimento de novas parcerias de pesquisa de medição de audiência em 2024, juntamente ao uso crescente de soluções crossmedia, pautam o cenário para o próximo ano. O relatório Media Trends & Predictions 2025 projeta um papel mais amplo e central para mensurar o público na maximização do ROI.
“A medição de audiência está evoluindo rapidamente para uma ferramenta estratégica mais ampla, estendendo-se além da publicidade, à medida que as empresas buscam otimizar vários canais e tomar decisões informadas e baseadas em dados”, comenta Adriana. “Como resultado, a mensuração desempenhará um papel mais central no ajuste fino de campanhas, melhorando o engajamento do cliente e maximizando o ROI em todo o ecossistema de marketing”, completa.
- Pessoas e habilidades: preparando o ecossistema de mídia para o futuro
Para 2025, as empresas devem enxergar a ciência de dados como um pilar estratégico. Conforme o papel dos especialistas evolui, as companhias precisam se concentrar em construir equipes que sejam tecnicamente aptas e providas de habilidades especializadas, como visualização de dados, codificação e estratégia.
Além disso, o futuro das equipes de ciência de dados dependerá não apenas do aumento da expertise técnica, mas do fomento da colaboração entre departamentos. As empresas se beneficiarão da criação de grupos diversos, nos quais cada membro trará um conjunto de habilidades exclusivo, aumentando a capacidade de impulsionar a inovação dentro da companhia.
Para conferir o Media Trends & Predictions 2025 completo, acesse www.kantaribopemedia.com