Sophie Schonburg, ECD da Africa, e Marco “Pernil” Giannelli, CCO da Almap BBDO, vão representar o Brasil no grande júri da edição 2022 do Festival Ibero Americano de Criatividade, o FIAP, que terá seu evento de premiação de forma online no dia 6 de outubro.
Os 22 jurados serão responsáveis por definir os trabalhos a serem premiados com “Soles” de Ouro, Prata e Bronze, além dos Gran Sol de uma das quatro grandes áres do festival: Formatos, Inovação, Anúncios e Produção. Eles serão comandados pelos presidentes de júri de cada área. Caberá ao mercado brasileiro a liderança do júri de Anúncios, através de Felipe Luchi, sócio e diretor de Criação da produtora Santeria. A edição deste ano do FIAP iniciou oficialmente o período de inscrições, etapa que se encerra no dia 14 de agosto. As peças inscritas até 31 de maio terão um desconto de 10%. No total, incluindo os que participarão dos júris que vão elegar as peças a compor os short list de cada área, serão 200 profissionais dos vários países da região. E assim como ocorreu na edição passada, os acordos do festival com as premiações mais importantes de cada país permitirão que os trabalhos vencedores poderão se inscrever diretamente como finalistas. Neste ano, o FIAP faz também essa concessão para as peças brasileiras premiadas no Festival do Clube. A divisão do FIAP em quatro grandes categoria reflete as mudanças na indústria da comunicação, principalmente no relacionamento entre marcas, agências, mídia e produção. Marco Giannelli, conhecido como Pernil, está na Almap BBDO há mais de 13 anos e é Chief Creative Officer desde o último mês de fevereiro. Em seu porrfólio estão mais de 70 Leões de Cannes, além de prêmios em festivais internacionais como FIAP, Clio, One Show, D&AD e Effie, entre outros. Pernil já atuou como jurado no próprio FIAP, além do London Festival, Wave, El SoL, One Show, D&Ad e Cannes Lions. Participou dos times que levaram a Almap a se tornar a Agência do Ano em Cannes em 2010, 2011 e 2016. Com campanhas criadas para marcas como Doritos, Pepsi, Bradesco Seguros, VW, Havaianas, O Boticário e Visa, entre, ele já trabalhou também em agências como Giovanni/FCB, Euro RSCG e Lew’Lara TBWA, além de uma experiência de pouco mais de um ano em Portugal, na Leo Burnett e Fischer. Sophie Schonburg, metade austríaca, um quarto argentina e um quarto brasileira, é uma das criativas mais respeitadas e admiradas do país. Antes de ingressar na Africa em 2017, ela passou 19 anos na Almap BBDO e liderou os departamentos de criação da Pereira & O’Dell e da mcgarrybowen’s em São Paulo. Nesse período, criou campanhas de sucesso para Havaianas, VW, Visa, Pepsi, GE, Bayer, FCA, Uber, Maggi, Intel, Microsoft e Unicef. Na Africa, atende atualmente clientes como Telefónica/Vivo, Banco Itaú e Natura.