O IVC (Instituto Verificador de Comunicação) iniciou um projeto de auditoria de mídia exterior. Serão duas frentes de informações disponibilizadas ao mercado: Auditoria de Inventário e Auditoria de Campanha. O processo teve início no ano passado e envolvimento de empresas do setor.
Na Auditoria de Inventário são verificados os dados de cada empresa com relação aos pontos de instalação – móveis ou fixos. Informações sobre quantos pontos existem efetivamente, quais são, onde estão, tipo e se são funcionais para publicidade, ou seja, se têm condições adequadas para inserção e veiculação. Já na Auditoria de Campanha, o que o IVC audita e certifica, em toda a documentação, é se uma inserção de publicidade foi realmente feita em um determinado período. Será verificado todo o processo, da montagem do equipamento, passando pela inserção da campanha, chegando à retirada da ação/campanha.
No Media Planner, essas informações serão disponibilizadas com dados como período, tipos, setores, mídia, localização, forma de exibição, entre outras características, bem como o Mapa de Calor, com geolocalização e detalhamentos. Os dados também estão disponíveis em certificados de auditoria, com informações mais detalhadas, também abertas. Já análises mais pontuais da Auditoria de Campanhas, serão disponibilizadas somente a quem contratar o serviço à parte.
“É um setor que vem crescendo sua participação no bolo publicitário, tornando-se cada vez mais importante em uma campanha. Sua auditoria era um desejo de agências e anunciantes. O projeto foi todo desenvolvido pelo IVC já dentro da nova formatação do Media Planner, usando nossa expertise nos segmentos de websites e publicações gratuitas, com muitas informações técnicas que contribuíram na composição do produto”, explica Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil.