A Ipsos Media CT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – participou da 5a Conferência Iberoamericana da FIPP, realizada nos dias 22 e 23 de setembro no WTC, em São Paulo, sob a liderança da ANER (Associação Nacional dos Editores de Revistas). Flavio Ferrari, managing director da Ipsos Media CT, ressaltou que as editoras são as entidades mais bem posicionadas para liderar o novo cenário multiplataforma da mídia.
Segundo ele, as marcas editoriais são muito mais importantes do que as atuais métricas indicam, mas as editoras e os anunciantes precisam repensar seu modelo de atuação para aproveitar melhor as oportunidades oferecidas por esse patrimônio.
Ferrari utilizou alguns highlights do estudo “Media Megatrends”, que está sendo elaborado com a participação do CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies, para desenhar o novo cenário de mídia onde a confiança e a autoridade das marcas editoriais tem um papel fundamental.
“O que diferencia uma marca editorial de uma emissora de televisão ou de rádio é o seu passado. No cenário que está se construindo, as marcas de mídia valem pela confiança que seus consumidores têm no seu trabalho de curadoria de conteúdos específicos, independente da plataforma. A construção de relações de confiança é, também, o grande desafio dos anunciantes nesta próxima década. Isso faz das marcas editoriais seus parceiros naturais”, afirmou Ferrari.
Reiterando o compromisso da Ipsos MediaCT com sua missão de apoiar os profissionais do mercado em suas decisões de negócio relacionadas com mídia, conteúdo e tecnologia, Ferrari adiantou que Ipsos, IVC e comScore estão enfrentando juntos o desafio de estudar métricas mais adequadas para dimensionar a circulação digital dos conteúdos editoriais.
“Nesse novo mundo a colaboração é a forma mais eficiente para conseguir resultados. A parceria entre Ipsos, IVC e comScore reúne competências relevantes e complementares para a tarefa de municiar o mercado com as informações necessárias”, complementa Ferrari.
O executivo afirmou que o resultado desse trabalho deve ser incorporado na edição do EGM 2015, o exclusivo estudo single-source multimídia da Ipsos MediaCT.