A companhia global de pesquisa Ipsos traz ao Brasil o Insight Cloud, serviço que permite a clientes identificar assuntos “quentes”, compartilhar informações rapidamente e de forma fácil de visualizar, como em uma rede social. O objetivo é auxiliar empresas a compreenderem vastas fontes de informação e a rapidamente extrair inteligência de dados.
O serviço, coordenado pela Ipsos UU, setor especializado em pesquisa qualitativa dentro da unidade de Marketing da Ipsos, é voltado para profissionais de inteligência de mercado, profissionais de marketing e para agências de publicidade. A curadoria de conteúdo funciona de maneira semelhante à página de recomendação inteligente da Amazon e com interface amigável nos moldes do serviço de buscas do Google.
“O Insight Cloud é uma plataforma num ambiente colaborativo de aprendizado que dá vida aos insights. Vai além da informação, permitindo que nossos clientes se inspirem e não apenas arquivem dados através de histórico de pesquisas. Trata-se de combustível para criatividade e inovação, gerando economia de tempo e investimentos para a organização ao longo do tempo”, afirma Ana Claudia Malamud, diretora da Ipsos UU.
Desenhada para funcionar como uma biblioteca interativa de informações relevantes para o negócio, a plataforma auxilia empresas a tomar decisões e a acelerar lançamentos de produtos e serviços no mercado. Pelo caráter colaborativo do serviço, que permite diferentes times dentro das organizações acessá-lo, a ferramenta otimiza o tempo dedicado a projetos e dá acesso rápido às fontes de inteligência mais importantes.
A curadoria do Insight Cloud é realizada por um time de experts da Ipsos, tanto para os dados de pesquisa Ipsos quanto para dados das empresas que adquirem o serviço.
A Ipsos é a desenvolvedora do conceito da plataforma. Já o desenvolvimento dos aspectos técnicos do serviço, como o back-end e a hospedagem em nuvem, estão a cargo das empresas de tecnologia Rocket Science e loop/recur, ambas de São Francisco (EUA), parceiras da Ipsos na iniciativa.