Para compreender como as tecnologias estão presentes na vida dos brasileiros, a Ipsos MediaCT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – acaba de lançar um exclusivo estudo quantitativo online, o EGM Online.
Essa pesquisa tem como objetivo aprofundar e acompanhar o consumo e o comportamento do brasileiro em relação ao mundo digital, especificamente ao que diz respeito à conexão de rede. O levantamento foi realizado com 637 pessoas entre homens e mulheres, acima dos 15 anos, pertencentes às classes ABC, economicamente ativos e que fossem usuários de internet.
Como resultado, a Ipsos identificou que 85% das pessoas possuem computador pessoal, 91% têm acesso em casa e 87% acessam a internet todos os dias. Além disso, 52% possuem smartphone, 31% videogame, 27% tablet e 24% TV internet.
Ao serem questionados sobre as atividades que desenvolveram nos últimos três meses, 75% respondeu que enviaram e-mails, 73% visitaram redes sociais como Facebook, Orkut, MySpace e Linkedin, 71% usaram serviço de busca, 66% assistiram vídeos musicais e 62% escutaram músicas. Com isso, pode-se afirmar que 92% das pessoas que utilizaram a internet foram para comunicar, 91% para entreter e outras 85% para informar.
“Com este estudo conseguimos identificar o que tanto chama a atenção das pessoas na internet. As redes sociais fazem parte da vida dos brasileiros, eles se comunicam e se divertem nesta mesma ferramenta. É importante que as empresas estejam atentas a este tipo de canal”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.
Os brasileiros que utilizam a internet para comprar ou utilizar os sites de internet banking estão em um grupo mais restrito, ou seja, apenas 38% usam os sites de seus respectivos bancos, enquanto 25% compram ou vendem em sites como Ebay, Mercado Livre e outros 19% organizam os preparativos para viagens, dentre eles comprar passagem, reservar hotel e aluguel de carros.
O Google foi reconhecido como o principal buscador com 98% dos acessos, o Facebook é a principal rede social com 91% e o Youtube como principal site para ouvir música. Apesar de parecer extinto, 47% das pessoas ainda acessam o Orkut, 25% o Linkedin, 26% o Instagram e 21% visitam outras redes como Twitter, Google+, Skype, Badoo e outras.
Dentre os principais aplicativos baixados em smartphones as redes sociais disparam com 82%, seguido de games com 67%, GPS, direções e mapas com 56% e livros e e-Readers com 33%.
Com isso, o perfil da amostra ficou da seguinte forma: 52% das pessoas entrevistadas foram mulheres e 48% homens. 50% moram na região Sudeste, 26% no Norte/Nordeste, 16% do Sul e 8% do Centro-Oeste. Com relação a idade 33% tem entre 25 e 34 anos, 22% de 19 a 24 anos, 20% de 15 a 18 anos, 18% de 35 a 44 anos e 6% com 45 anos ou mais. 76% destas pessoas estão empregadas, 21% trabalham fora por conta própria e 3% são donos de seu próprio negócio. ,0