O Instituto Mestre GP, em parceria com a APP Brasil, uma das maiores entidades do mercado publicitário, iniciaram em Fevereiro de 2022 a etapa de coleta de respostas para a pesquisa Panorama da Gestão de Projetos no mercado publicitário 2022. O estudo tem a missão de revelar as condições das boas práticas de gestão, projetos, processos e liderança no mercado de comunicação, publicidade e marketing e busca dialogar com todo o país, revelando um panorama atual do cenário da disciplina no Brasil com um recorte importante sobre o contexto que a pandemia da COVID-19 trouxe para estes mercados.
De acordo com o Presidente da APP Brasil, Silvio Soledade, “A APP é uma entidade que apoia iniciativas que agregam na vida do profissional de comunicação e é fundamental este envolvimento com um projeto tão importante para o mercado. A pesquisa traz dados essenciais para entendermos o cenário atual das agências e todas as mudanças de formato que vieram após o início da pandemia. Quando analisamos dados, certamente o trabalho fica mais assertivo”, relatou.
O questionário da pesquisa em 2022 foi realizado por um comitê composto por representantes da entidade APP Brasil, mas também com profissionais de mercado trazendo uma visão prática dos dados que a pesquisa deveria apresentar. Uma destas pessoas presentes no comitê foi a Vanessa Mendes – Diretora de Operações da Hogarth e que segundo sua percepção “se a análise de dados era entendida como importante, hoje, especialmente em modelos de gestão remota, sabemos que é essencial e imprescindível”, afirmou.
Outra pessoa que compôs este comitê que desenhou a pesquisa foi o Flaviz Guerra, Diretor de Produção da R/GA, e que na sua visão “dados são a base para se definir o norte de qualquer iniciativa que será trabalhada em 2022. É importante a gente entender quem são as pessoas e, principalmente, como elas estão inseridas no nosso mercado”, afirma Guerra.