Com o objetivo de incentivar a sociedade a apoiar e a priorizar o consumo de bens e serviços oriundos do Ceará, a Fecomércio, em parceria com a Fiec, Sebrae, FAEC Fetrans, vai lançar, no dia 20 de julho, a segunda etapa da campanha Compre do Ceará.
Por meio de ações de comunicação e marketing, a iniciativa pretende, agora, sensibilizar a população sobre o seu papel na recuperação da economia local, destacando a importância de valorizar toda a cadeia produtiva do Estado, em seus mais diferentes setores. Tudo isso por meio do humor, característica marcante da nossa cearensidade, como forma de despertar a identificação e a empatia do público.
O carro-chefe do Compre do Ceará serão os cinco vídeos com a participação dos atores e humoristas Carri Costa, Adamastor Pitaco, Alex Nogueira e Solange Teixeira, que serão veiculados nos canais de comunicação das instituições e nas principais emissoras de TV, com spots também presentes nas rádios. A cada episódio, os personagens interpretados por estes artistas vão contar causos e mostrar, com descontração e leveza, as relações de consumo específicas do Ceará.
“Nossa ideia foi criar uma campanha que dialogue diretamente com os cearenses, que tenha a cara, a voz e o jeito dos consumidores. Com bom humor, queremos convidar a todos a fazerem parte do fortalecimento das empresas locais e da própria economia neste período da retomada, além de contribuir para a abertura de novos negócios e, principalmente, para a geração de empregos”, explica Raquel Barros, Coordenadora Geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Ceará.
O jeito cearense de ser e comprar, com destaque para o nosso velho e conhecido bom humor, vai nortear ainda as demais estratégias de comunicação e marketing da campanha. Dentre as ações, destaque para a divulgação de vídeos em apoio e reconhecimento aos negócios instalados do Ceará, feitos por artistas, esportistas, influenciadores, jornalistas e profissionais da área da cultura, dentre outros, que serão compartilhados nas redes sociais das federações.
Já no Instagram das instituições, será disponibilizado, de forma gratuita, o filtro Compre do Ceará para engajar a audiência na ação, que será identificada pelas tags #CompreDoCeará #MadeInCeará #FortaleçaAEconomia.
A mensagem do Compre do Ceará estará ainda nos ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade. Assim, 10 ônibus circularão com anúncios da campanha, incluindo tophands, painéis poderão ser vistos nos corredores dos metrôs e cartazes estarão presentes em cinco terminais rodoviários. A campanha contempla ainda mobiliário urbano, como 50 inserções nas laterais de abrigo e relógios, cinco outdoors, veiculação na TV nos meses de julho e agosto, em todo o Ceará, dentre outras ações de cobertura.
Todo o conteúdo publicitário e informativo estará disponível no site especial da Campanha. Dessa forma, as empresas, os sindicatos e demais organizações que que quiserem participar da campanha poderão fazer o download das peças e de toda a identidade visual, a exemplo da logomarca em camisas, cartazes e peças de sinalização. Na página compredoceara.com.br, serão publicados ainda vídeos e notícias sobre a trajetória de grandes, médios, micro e pequenos empreendedores e também o dicionário de expressões divertidas do “cearensês”.
“A conscientização do papel de cada um, tanto dos consumidores quanto dos empresários dos setores da Indústria, Comércio, Turismo, Serviços, Agrícola e de Transportes, contribui para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e, consequentemente, para o crescimento do Ceará. Juntos, com responsabilidade, empatia, otimismo e, claro, com uma dose de bom humor, vamos vencer mais esse desafio”, finaliza Raquel Barros.