O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, maior evento da criatividade latina, inicia seu ciclo de inscrições com descontos importantes. Portanto, para essa primeira etapa, agências, consultorias criativas e estratégicas, criativos, anunciantes, produtoras, empresas de PR, gaming, dados, design, tecnologia e mídia têm até o dia 31 de julho para obter tarifas especiais e desconto por quantidade de peças inscritas. O El Ojo deste ano será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.
“Em mais uma edição, vamos celebrar o festival que há 27 anos celebra a criatividade latina. Inspiração, motivação e encontro se unem ao reconhecimento dos melhores profissionais, melhores empresas e melhores ideias da região. O evento conta também com ciclos de conferências e workshops, nos quais participam alguns dos principais líderes da indústria das comunicações e do entretenimento regional e global”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.
Para promover as inscrições e garantir a correta triagem e consultoria às empresas e profissionais participantes, o festival oferece etapas de prorrogação com preços diferenciados. As datas de encerramento das inscrições são: 31 de julho (Tarifas regulares + Desconto por quantidade de peças inscritas); 31 de agosto (Tarifas com adicionais de 10% + Desconto por quantidade de peças inscritas), 20 de setembro (Tarifas com adicionais de 35% + Desconto por quantidade de peças inscritas). O encerramento final das inscrições ocorre em 30 de setembro.
Além disso, o Festival manterá a possibilidade de inscrição no formato BOOK, que proporciona ainda mais benefícios. Um BOOK é um pacote de peças com preço preferencial pela quantidade de peças inscritas e que lhes permitirá participar nos prêmios para a Ibero-América e automaticamente no Prêmio El Ojo +Mujeres e também no Prêmio Melhor Ideia País do El Ojo Local pagando um custo adicional correspondente aos custos de processamento desse prêmio. E os formatos “Standard” e “Premium” contarão com algumas alterações. Que são:
BOOK Standard: Peças individuais poderão participar da premiações disponíveis de 2024, exceto nos prêmios: El Ojo Conteúdo El Tercer Ojo, Eficácia, Transformação Criativa de Negócios – e neste Book não poderão incluir as campanhas (que poderão ser incluídas no Book Premium). Poderão ser escolhidas 5 opções: BOOK 5, BOOK 10, BOOK 15, BOOK 20 ou BOOK 30 que correspondem a 5, 10, 15, 20 ou 30 peças respectivamente.
– BOOK PREMIUM: Peças individuais poderão participar da premiações disponíveis de 2024, incluindo: El Ojo Conteúdo, El Tercer Ojo, El Ojo Eficácia e El Ojo Transformacão Criativa de Negócios e escolher entre 4 opcões – e para cada uma o valor será definido por peças individuais, campanhas ou trabalhos – para El Ojo Conteúdo, El Tercer Ojo, El Ojo Eficácia e El Ojo Transformacão Criativa de Negócio, que podem ser incluídas em cada Book. O Book 10 inclui: 8 peças individuais e 2 campanhas ou cases de El Ojo Conteúdo, El Tercer Ojo, Eficácia, Transformação Criativa de Negócios que poderão incluir em cada Book. Book 15: 12 e 3, Book 20: 16 e 4 e finalmente o Book 30: 24 peças individuais e 6 campanhas ou cases de em El Ojo Conteúdo, El Tercer Ojo, El Ojo Eficácia e El Ojo Transformacão Criativa de Negócios.
Prêmios do El Ojo 2024
Este ano, o festival apresenta os seguintes prêmios: Filme, Gráfica, Rádio & Áudio, Outdoor, Digital & Social, Mídia, Direto, Experiência de Marca & Ativação, PR, Design, Sustentável, Sports, Conteúdo, El Tercer Ojo, Inovação, Creative Data, Creative Commerce, Eficácia, Transformação Criativa de Negócios, Saúde & Pharma, Melhor Idea Latina para o mundo, Produção Audiovisual, Jovens Realizadores/as, Produção de Áudio & Som, Produção Gráfica, El Ojo +Mujeres (Criativas e Realizadoras) e o Prêmio Melhor Idea País do El Ojo Local. Além disso, todas as inscrições contribuirão para a definição dos Prêmios de Desempenho Local e Regional de 2024.
Prêmio Especial El Ojo +Mujeres: Com o objetivo de ampliar, dar mais visibilidade e promover o crescimento da presença feminina na criação de ideias de comunicação, em equipas criativas, na gestão comercial e em cargos de liderança em agências e produtoras, El Ojo de Iberoamérica criou este prémio em 2019 com duas categorias: +Mulheres Criativas e +Mulheres Realizadoras.
O objetivo deste prêmio é reconhecer e incentivar a diversidade e representatividade nas equipes criativas e na produção de conteúdos audiovisuais que contribuam para uma visão mais ampla da realidade. A participação é gratuita para peças que tenham sido inscritas em um dos diferentes prêmios da edição 2024 do Festival e que tenham mulheres nos cargos relevantes indicados para este reconhecimento (devem aparecer nos cargos correspondentes nas fichas técnicas ao registrar as peças).
Este prêmio soma pontos no reconhecimento El Ojo Desempenho por Ibero-América e Local: Melhor Agência, Agência Independente, Diretor Criativo, Produtor, Diretor e Rede de Comunicação da Ibero-América.
Desempenho pela Ibero América: Este prêmio reconhecerá os melhores da América Latina nas seguintes categorias: Agência, Agência Independente, Diretor de Criação, Produtor, Diretor, Anunciante e Rede de Comunicação da região. Empresas e/ou profissionais somarão pontos às peças inscritas que se tornem finalistas ou vencedoras nos diversos prêmios apresentados pelo Festival em nível ibero-americano e internacional, e não nas premiações locais.
Prêmio Melhor Ideia País do El Ojo Local: Reconhecendo as diferentes realidades, economias e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países da região, e com o objetivo de estimular aqueles que fazem o melhor trabalho a nível local, o Festival irá apresentar o Prêmio El Ojo Local, que consiste em duas categorias: Desempenho Local Melhor Ideia Local.
Os seguintes países/regiões podem participar do Prêmio El Ojo Local: Argentina, Bolívia, Brasil, América Central e Caribe (Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Venezuela), Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Vale ressaltar que a inscrição para este prêmio deverá ser realizada no site de inscrição e terá taxa de processamento. Ou seja, as empresas que desejarem que suas peças participem do prêmio Melhor Ideia País/Região deverão inscrevê-las especificamente neste prêmio, além de participar de um ou mais prêmios dos 24 disponíveis nesta edição e pagar o custo dos correspondentes em processamento. Desta forma, todas as ideias participantes no Festival terão também a possibilidade de concorrer para ser a Melhor Ideia de País/Região 2024.
Para esta premiação, o país selecionado na ficha técnica será levado em consideração no campo “Principal país de emissão, publicação, implementação” indicado no momento da inscrição online.
Novas Categorias 2024
Como todos os anos, El Ojo atualiza os diferentes prêmios modificando algumas categorias ou acrescentando novas, pensando na evolução da indústria, da tecnologia, da comunicação e nos diferentes momentos e contextos dos diferentes países da região que podem participar do Festival.
– El Ojo Produção Audiovisual: adiciona-se uma categoria às 18 existentes com base em recomendações de produtoras, produtores executivos e diretores. A partir deste ano adicionamos “Baixo orçamento” ao grupo de Outros formatos onde participam vídeos institucionais, curtas, trailers, documentários, videoclipes, videoartes, fashion films, séries, vídeos cases e todo conteúdo criado por ou para uma marca.
– A categoria criada em 2023 Marca Local / Mercado Específico este ano apresentará alterações em alguns dos seus prémios pois será dividida, tendo em conta as recomendações das empresas que se inscreveram no ano passado. Apresenta-se, por um lado, a categoria “Marca Local”, que premiará trabalhos criados por uma marca ou organização de Bem Público que tenham sido emitidos numa única localidade, área ou país e que tenham impactado um público-alvo específico, respeitando a localidade e o país de origem dessa marca/organização. Por outro lado, a categoria “Mercado Específico” reconhecerá obras criadas por uma marca ou organização de Bem Público que tenham sido emitidas apenas numa determinada localidade, país ou região, tendo em conta os seus costumes, valores e estilos de vida, bem como obras que foram criadas em resposta a problemas locais, regionais ou globais, atingindo um público/mercado-alvo específico.
Desta forma, o El Ojo procura dar visibilidade tanto às pequenas marcas, que com grande esforço continuam a apostar na criatividade, tendo um orçamento muito mais apertado que as grandes marcas e ao mesmo tempo dando visibilidade às ações das grandes marcas globais em temas específicos de uma comunidade.
Essas categorias estarão disponíveis nas seguintes premiações: Filme, Gráfica, Rádio & Áudio, Outdoor, Digital & Social, Mídia, Direct, Experiência de Marca & Ativação, RP, Sustentável, Sports, Conteúdo, Creative Commerce e El Ojo Eficácia. Em alguns serão divididos e em outros competirão de forma unificada, dependendo das exigências de cada prêmio.
Outras categorias que também estarão presentes este ano nos diversos prémios 2024: Novas Realidades e Tecnologias Emergentes.
Esta categoria procura reconhecer trabalhos que aproveitem de forma criativa as mais recentes inovações tecnológicas para melhorar as experiências da marca, apostando no reconhecimento de ideias que, aproveitando as tecnologias emergentes, consigam novas formas de envolver os consumidores com a marca de forma enriquecedora.
Eles poderiam incluir, entre outros, Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Inteligência Artificial (IA), Inteligência Gerativa Artificial (IAG), Realidade Estendida (XR), NFTs, Blockchain, sistemas imersivos, mundos virtuais, metaverso e todas as outras plataformas emergentes. Esta categoria está incluída nos seguintes prêmios: Film, Digital & Social, Mídia, Direct, Experiência de Marca e Ativação, Sports, Conteúdo e Eficácia.
Reestruturação nos Prêmios 2024
A evolução da indústria envolve transformações que mudam a forma como as pessoas se relacionam com a mídia, as marcas e a comunicação. Acompanhando de perto essa evolução e olhando mais além, o El Ojo separou o El Ojo Eficácia do El Ojo Transformação Criativa de Negócios e atualizou o El Ojo Saúde & Pharma.
Prêmio El Ojo Eficácia: Este prêmio celebra as melhores ideias que alcançaram um impacto mensurável e comprovado nos negócios do cliente. Trata-se daquela criatividade que todos os profissionais do setor perseguem, que consegue afetar o comportamento do consumidor e, portanto, a marca, as vendas e os seus objetivos.Os resultados alcançados serão avaliados tendo em conta os objetivos traçados por meio de estratégias e implementações criativas. Em resumo, O El Ojo Eficácia terá a tarefa de elevar aqueles casos em que a eficácia da criatividade se destaca nos resultados buscados pelos clientes e promover um impacto comercial sustentável.
Assim, apresenta as seguintes categorias:
Grupo A – PRODUTOS E SERVIÇOS: Produtos, Serviços e Bem Público.
Grupo B – FORMATOS: Estratégia no uso de mídias, Experiências interativas e três novas categorias: Branded content, Influencers e Novas realidades e tecnologias emergentes.
Grupo C – OBJETIVOS: Estratégia de lançamento e ativação de marca, Sucesso sustentado, Marketing em tempo real, Estratégia, posicionamento e criatividade, Campanhas de baixo orçamento, Marketing promocional, Marketing atual, Propósito com resultados e duas novas categorias: Marca local e Mercado específico.
Prêmio El Ojo Transformação Criativa de Negócios: O prêmio celebrará a contribuição criativa de agências e consultoras para a transformação de uma empresa, um negócio ou uma marca, tanto no seu âmbito organizacional, ambiente e processos de trabalho, dos seus produtos e/ou marcas, bem como relacionamento com seus clientes, seus colaboradores ou seus acionistas, celebrando a criatividade colocada a serviço do negócio, que promove crescimento e resultados para a empresa e suas equipes de trabalho em uma evolução transformadora.
Os trabalhos deverão demonstrar como foi alcançada uma mudança ou transformação na empresa, em seus processos, em sua organização, em seus produtos ou no relacionamento com seu público, e como essa mudança gerou impacto positivo e crescimento para as empresas, funcionários ou clientes. Isto poderia incluir, entre outras coisas, a criação de novos produtos e serviços, a utilização de tecnologia e design de negócios e a reinvenção das operações e experiências dos clientes para impulsionar mudanças transformadoras.
Haverá a possibilidade de participar em duas categorias: “Transformação de Produtos e Serviços” que reconhecerá a inovação, design, criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços, novos ou reinventados, lançados por uma marca existente criada para satisfazer novas necessidades dos clientes ou adaptar-se às mudanças regulatórias, conseguindo melhorar os resultados e o desempenho dos negócios; e a categoria “Transformação de Negócios” que reconhecerá ideias que contribuam para a transformação de uma empresa ou organização, que promovam soluções de negócio, rentabilidade para a empresa e seus acionistas, o relacionamento com seus clientes e um melhor serviço prestado. Abrangem a transformação operacional, com ideias que transformam as operações de negócios dos clientes; as ideias e experiências que proporcionaram novas experiências aos seus consumidores; iniciativas que procuram potenciar o relacionamento com a comunidade através da criação e/ou transformação de pontos de contato (físicos e digitais); uma nova tecnologia que tem sido utilizada para transformar uma função empresarial, gerando novos negócios; entre outras ideias que promoveram mudanças estruturais, um novo posicionamento e que promovem mudanças transformadoras.
Prêmio El Ojo Saúde & Pharma: O prêmio está dividido em dois (2) grupos: Saúde e Bem-Estar e Pharma. As categorias Saúde e Bem-Estar celebram a criatividade para o bem-estar pessoal e comunitário e devem demonstrar uma abordagem inspirada à prevenção e à assistência médica e/ou social do cidadão; trabalhos que promovam produtos e serviços de venda livre, eduquem publicamente para permitir o autodiagnóstico ou facilitem cuidados pessoais e sociais proativos.
Os trabalhos criativos registrados na Pharma devem ser direcionados a profissionais e grupos de pacientes específicos em relação ao manejo de uma doença ou condição médica diagnosticada e tratada por um profissional de saúde. O trabalho deve ser criado especificamente para moldar a compreensão das condições médicas, avançar no seu tratamento e/ou defender o desenvolvimento ou fornecimento desses tratamentos, bem como aqueles destinados a aumentar a conscientização.
Grupo A – SAÚDE E BEM ESTAR: Medicamentos de venda livre, produtos para cuidados pessoais e higiene, Nutracêuticos, Campanhas e ações de instituições de saúde, Campanhas e ações de serviços relacionados ao Bem-estar, Uso de tecnologia e soluções tecnológicas, Campanhas de sensibilização de marcas não relacionadas com a indústria da Saúde, Campanhas de sensibilização e defesa da saúde geradas por uma marca líder na indústria da saúde, Campanhas de educação e sensibilização realizadas por organizações sem fins lucrativos (Bem Público) e Produtos de Saúde e bem-estar animal .
Grupo B – PHARMA: Campanhas de produtos e serviços dirigidas a pacientes, campanhas de produtos e serviços dirigidas a profissionais, Utilização de tecnologia e soluções tecnológicas, campanhas de sensibilização e defesa da saúde e campanhas em instituições e serviços de saúde animal.
Processo de Votação 2024
Os júris, formados pelos mais destacados profissionais de toda a região, analisam, selecionam e escolhem online nas primeiras etapas da votação para definir os finalistas e medalhas entre as obras participantes da Ibero-América. Numa segunda etapa, os presidentes que lideraram os júris de cada um dos prêmios se reúnem pessoalmente em Buenos Aires e escolhem entre todos e com um olhar diversificado e abrangente os “Gran Ojos” de cada prêmio. Uma fórmula inovadora e característica da visão integradora que El Ojo de Iberoamérica promulga, já que todos os “Gran Ojos” são definidos graças à contribuição do seleto grupo de presidentes.
Os presidentes e júris convocados para este ano de 2024 serão anunciados em breve, assim como os palestrantes deste ano que contribuirão com a sua visão para inspirar, motivar, pensar, refletir e analisar a realidade atual e tudo o que está por vir para descobrir a indústria criativa que surgirá na nova realidade.
A inscrição de ideias, trabalhos, cases e campanhas deverá ser realizada totalmente online e deverão ser inseridos os dados da empresa participante, preenchidas as fichas técnicas e realizado o upload do material (arquivos mp4, jpg, mp3 e url) necessário para cada premiação.
Para qualquer dúvida sobre a inscrição das peças, envio do material, pagamento da inscrição ou qualquer outra questão, entre em contato pelo e-mail info@elojodeiberoamerica.com comunique-se com o Executivo de Contas do seu país.
Reserve seu lugar nas Conferências e Workshops do El Ojo
O El Ojo é uma oportunidade única para se capacitar e se inspirar durante 3 dias de conferências e workshops. E o festival oferece desconto especial de 50% para compras antecipadas até 31 de julho. Para mais informações, entre em contato: mailto:mconferencias@elojodeiberoamerica.com
Para agendar:
Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica
Días 13, 14 e 15 de novembro de 2024, Buenos Aires, Argentina.
Encerramento oficial das inscrições com descontos importantes (Tarifas regulares + Desconto por quantidade de peças inscritas): 31 de julho
1ª Prorrogação: encerramentos da inscrição em 31 de agosto
2ª Prorrogação: encerramento das inscrições em 20 de setembro
Encerramento final das inscrições: 30 de setembro
Inscreva-se on-line em inscripcion.elojodeiberoamerica.com