sábado, dezembro 6, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoInovação digital é foco de grupo da FENAPRO

Inovação digital é foco de grupo da FENAPRO

O setor de comunicação e publicidade está passando por uma revolução digital acelerada, com a adoção de tecnologias como inteligência artificial, automação e análise de dados, e este cenário requer uma adaptação rápida e estratégica das agências de propaganda para se manterem competitivas.

Com o objetivo de apoiar o setor nessa direção, o Ecossistema SINAPRO/FENAPRO constituiu um grupo de trabalho, que vem planejando e executando iniciativas de inovação e transformação digital a longo prazo.

Algumas das iniciativas em andamento foram apresentadas durante o último Encontro Nacional do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, em agosto, no Rio de Janeiro.

“Antecipar tendências, integrar novas ferramentas e modelos de gestão, bem como conectar a Fenapro e seus membros com as mudanças do mercado, a fim de garantir sua relevância no futuro, é o objetivo que orienta o trabalho deste grupo”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao acrescentar que o objetivo é que este GT se transforme em uma comissão estratégica permanente, envolvendo as lideranças dos Sinapros e parceiros.

Coordenado por Fernando Silveira, diretor da Fenapro, o Grupo de Trabalho de Inovação e Transformação Digital tem atuado em uma pauta extensa de ações. Entre elas, desenvolver iniciativas internas de capacitação e projetos para integrar novas tecnologias, disseminar boas práticas de transformação digital.

Outra iniciativa é identificar e selecionar eventos estratégicos, com potencial de gerar valor para o setor, atuando por meio da realização de parcerias, para garantir a participação dos representantes do Ecossistema do SINAPRO/FENAPRO, que poderão, posteriormente, compartilhar os conhecimentos com toda a cadeia do ecossistema.

“A capacitação das agências e de seus profissionais é um ponto estratégico do trabalho”, conta Silveira, ao destacar a troca de conhecimento entre os membros do ecossistema e o mercado, e também a realização de diagnósticos para se entender as tendências do mercado que são parte importante desse programa.

“O trabalho é assertivo no sentido de colaborar para que a inovação e transformação digital integrem propostas de projetos específicos e ações do setor implementadas de forma ágil e eficiente”, ressalta Silveira.

Ele acrescenta que, de forma geral, a proposta é monitorar a evolução do uso da IA e da transformação digital nos diversos aspectos que influenciam o trabalho das agências, do ecossistema e a própria sociedade. “Aqui, estamos falando da abordagem não apenas no foco da tecnologia, mas da sua utilização prática e de seus desdobramentos éticos e culturais”, completa Silveira.

Artigos relacionados

Novidades