O Grupo Informa, empresa britânica líder mundial em inteligência de negócios e organização de eventos, anunciou sua estratégia global para os próximos cinco anos. Depois de focar em diversos segmentos do mercado B2B e consolidar seus eventos no pós-pandemia, o grupo inova ao criar as divisões Informa Festival e Informa TechTarget.
O novo posicionamento global foi anunciado após a conclusão da aquisição da Ascential, empresa responsável pelo Cannes Lions, festival global de criatividade na publicidade, e o Money20/20, conferência renomada no setor de tecnologia financeira.
“Os investimentos feitos nos últimos quatro anos permitiram ao grupo ganhar mais escala e profundidade nos três principais mercados de eventos: B2B ao vivo e sob demanda, serviços digitais B2B e mercados acadêmicos. Com isso, começamos 2025 com receitas de 4 bilhões a 5 bilhões de libras”, afirmou Stephen A. Carter, diretor executivo do Grupo Informa.
Ainda segundo Carter, com a conclusão da aquisição da Ascential, a criação da Informa Festivals e da Informa TechTarget serão estabelecidas liderança e escala em todos os segmentos alvo do mercado B2B, aumentando a força no mercado acadêmico e criando uma plataforma para crescimento nos próximos cinco anos.
No Brasil, a atuação do grupo se dá por meio da Informa Markets. Com operações em mais de 30 países, a Informa Markets está presente no Brasil há 30 anos. No país, o portfólio da empresa conta com mais de 30 eventos anuais, abrangendo setores como saúde, tecnologia, alimentos e bebidas, energia, indústria e agronegócio. Eventos de destaque incluem a Hospitalar, Agrishow, Futurecom, Plástico Brasil, Fispal Tecnologia, Expomafe, Energy Solution Show, Intermodal, FEIMEC, entre outros.
Para Hermano Pinto Junior, diretor da Informa Markets Brasil, o setor nacional de grandes eventos representa uma grande oportunidade de relacionamento e de negócios para as empresas de diferentes mercados e tamanhos. Ao longo de 2024, testemunhamos a pujança e a efervescência desse modelo que se reinventa a cada ano e oferece novas propostas de valor para o mercado corporativo.
“Diferentemente das previsões catastróficas que surgiram durante a pandemia, os eventos físicos nunca foram tão valorizados pelas empresas”, afirma o diretor. Para Hermano, além da satisfação de expositores e patrocinadores o ano passado foi marcado por algumas inovações. “As empresas perceberam que os eventos B2B reúnem presencialmente em três ou quatro dias milhares de executivos com poder de decisão e alto poder aquisitivo o que transforma esses momentos em excelentes oportunidades de ativações de marca e live marketing”, explica.
Hermano acredita também na tendência cada vez mais presente nesses grandes eventos de proporcionar ao visitante experiências e oportunidades de entretenimento ao mesmo tempo em que se faz negócios. “Atualmente, tudo tem um componente de entretenimento”, afirma ao explicar que a criação da divisão Informa Festivals segue exatamente esse conceito. Mundialmente, a Informa Festivals foi estabelecida dia 1º de janeiro de 2025 para mostrar o valor dos conteúdos B2B liderados pela experiência, caracterizados por mercados finais dinâmicos, conteúdo imersivo, conexões com a comunidade, desenvolvimento profissional e inspiração pessoal.
A Informa Festivals já nasce com os seguintes eventos: Cannes Lions (marketing), Money20/20 / Finovate (fintech), Black Hat (segurança cibernética), GDC (jogos) e London Tech Week / Africa Tech Festival (tecnologia do futuro).
No mundo e no Brasil, os eventos físicos evoluíram significativamente nas últimas décadas e são responsáveis por parte significativa do volume de negócios do mercado corporativo. Para 2025, muitas são as novidades da Informa Markets para o mercado brasileiro. Segundo Hermano, a principal delas é que os grandes anunciantes e suas agências estão cada vez mais próximos dos eventos B2B. “Essa proximidade é que vai transformar nossos eventos em grandes plataformas de negócios, construção de marca, engajamento e entretenimento”.