Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o IBOPE Repucom divulgou o estudo Women and Sports, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes e o relacionamento delas com diferentes aspectos do universo esportivo.
O estudo revela que o conhecimento sobre os serviços de Apostas Esportivas é elevado entre homens e mulheres. Nove em cada dez homens afirmam conhecer alguma plataforma de apostas on-line, enquanto entre as mulheres esse número chega a oito em cada dez. Além disso, a participação feminina entre os que afirmaram ter realizado alguma aposta esportiva no último ano é expressiva: 47% dos que já utilizaram serviços de apostas são do público feminino, demonstrando um equilíbrio próximo aos apostadores homens (53%).
QUAL A FREQUÊNCIA QUE HOMENS E MULHERES APOSTAM?
A participação feminina diminui à medida que aumenta a frequência das apostas
Entretanto, a análise do comportamento de apostas esportivas aponta diferenças significativas entre os gêneros. Os homens predominam entre os apostadores mais frequentes, enquanto as mulheres tendem a apostar com menor regularidade. A proporção de mulheres entre os que apostam com a menor frequência (uma vez ao ano) é de 61% frente a 39% dos homens. Já entre os que apostam com a maior frequência (mais de uma vez por semana) essa relação se inverte, com 60% de participação masculina frente a 40% feminina.
MAIS PRUDENTES E MAIS CAUTELOSAS?
Outro dado que reforça esse perfil mais prudente das mulheres na relação com o setor é o valor investido nas apostas. Elas concentram 50% de suas apostas nas faixas de menor gasto, com valores de até R$ 50, demonstrando um comportamento mais moderado em comparação aos homens que concentram o valor de suas apostas nas faixas de gasto intermediária e alta.
“A participação feminina no setor de apostas é uma realidade cada vez mais relevante e demonstram um padrão de comportamento distinto em relação ao público masculino. A menor frequência e os valores mais baixos investidos pelas mulheres sugerem que estratégias voltadas para esse público devem considerar aspectos como segurança, experiência do usuário e engajamento responsável. Compreender essas particularidades é essencial para marcas que desejam fortalecer sua conexão com esse público e impulsionar o setor de forma sustentável”, analisa Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do IBOPE Repucom.
Fonte: Estudo WOMEN AND SPORTS – Sponsorlink – solução do IBOPE Repucom que investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas. Universo: representatividade de 117,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais. Onda: junho/2024 com 2.000 respondentes.