Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário segue focado na reunião de todos os protagonistas da indústria e retorno está em sintonia com a transformação da entidade.
O Cenp anuncia a reintegração do IAB Brasil ao grupo de entidades mantenedoras do Fórum de Autorregulação Publicitária, ao lado de outras 10 entidades que representam os diversos pilares da indústria. É um movimento que está em sinergia com a atual configuração do setor, cada vez mais tecnológico e digital, áreas com atuação consistente do IAB no Brasil e em mais de 45 países.
“A volta do IAB é um marco e uma conquista do Novo Cenp. Se somos – na acepção da palavra – um centro de discussões sobre o futuro da publicidade, temos que contar com os elos digitais, fundamentais para marcas e consumidores. O IAB conhece esse mercado e tem um background nacional e internacional que contribuirá fortemente para enriquecer nossas frentes de trabalho. Estamos muito felizes com essa retomada que prima – essencialmente – pelo fomento ao desenvolvimento do mercado publicitário”, conta Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp.
Melissa Vogel, atual presidente do IAB, por sua vez, também comemora a nova parceria e pontua: “É fundamental que os modelos de boas práticas de mercado e autorregulamentações no Brasil acomodem os diferentes players da publicidade e suas diferentes realidades de negócio”.
As mudanças no estatuto do Novo Cenp, que primou pela atualização da governança da entidade e pela representatividade de todos os pilares do mercado publicitário – agências, anunciantes, veículos e elos digitais –, foram essenciais para garantir o retorno do IAB ao Fórum. “A volta ao centro de discussões é reflexo de um trabalho realizado pela nova gestão para a alteração de sua governança e estrutura. Agora temos 25% (oito das 32 cadeiras) da participação no Conselho e colocaremos as pautas relevantes para o digital”, completa Cris Camargo, presidente executiva do IAB.
O IAB Brasil, assim como o Cenp, preza pelo desenvolvimento ético da publicidade digital e busca o desenvolvimento sustentável do mercado. “Em suas novas premissas, o Novo Cenp deixa claro que é primordial reconhecer modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, tecnologia e dados. Além de reconhecer e valorizar a importância da multiplicidade de players que ganham cada vez mais relevância estratégica entre agências, anunciantes e veículos de comunicação”, assinala Regina Augusto, diretora executiva do Cenp.
Com a volta ao Cenp, o IAB Brasil indicará os integrantes da entidade que participarão do Conselho Superior da entidade, Comitês e Grupos de Trabalho bem como a definição das pautas de interesse comum que começarão logo no início de 2023.