O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) programou uma série de encontros com diversos órgãos do governo federal, como a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), a Casa Civil e o Ministério da Economia, a fim de apresentar suas iniciativas para promover o desenvolvimento e as boas práticas da publicidade digital e discutir temas relevantes da agenda do setor, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os encontros serão realizados nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília.
“O IAB Brasil desenvolve uma série de atividades com o objetivo de capacitar empresas e profissionais e de orientar o mercado a respeito das melhores práticas e como atuar na publicidade digital. Por isso, é fundamental manter a interlocução com o governo federal, tanto no que se refere à sua atuação na promulgação de novas leis e normas quanto por ser um dos maiores anunciantes do País”, afirma Cris Camargo, diretora executiva da instituição.
Ela destaca que o mercado está se capacitando para se adequar ao cumprimento das normas da LGPD, que entrará em vigor em agosto de 2020. “Temos produzido grande volume de conteúdo e realizado encontros para ajudar o ecossistema da publicidade digital a se adequar corretamente à nova legislação de uso e proteção de dados”, explica Cris Camargo.
O tema da LGPD será tratado em encontros com representantes da Secretaria Nacional do Consumidor da Casa Civil, para atualizar as informações sobre os trâmites e prazos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e entender como será a intersecção das atuações do órgão e dos Procons quanto aos efeitos da aplicação da lei para o consumidor. O IAB Brasil conta com um comitê dedicado ao debate da LGPD, além de produzir conteúdo relacionado à coleta e ao tratamento de dados por parte do ecossistema da publicidade digital.
Outro tema da agenda do IAB, que será tratado com a Secretaria Nacional de Cultura, diz respeito às atuais regulações do setor Audiovisual, e mais especificamente à possibilidade de tributação das obras publicitárias para veiculação na internet.
A diretora do IAB Brasil destaca ainda que a entidade atua como referência para a realização de peças publicitárias, produzindo guias, infográficos, e-books, eventos e palestras para o mercado. “Queremos difundir esse conhecimento também junto aos órgãos do governo“, completa.