O IAB Brasil, por meio de seu Comitê de Brand Safety, lançou o Guia de Brand Suitability e Combate à Fraude, um estudo que visa orientar anunciantes, agências, empresas de tecnologia e mídia sobre como proteger e garantir uma comunicação mais eficaz e segura no ambiente digital. Essa é a segunda edição do guia, que atualiza o material de 2021.
O documento define a importância do Brand Suitability e Brand Safety para reputação, proteção e governança das marcas. Segundo dados compilados pelo guia, 69% dos consumidores estão menos propensos a comprar um produto se a marca estiver associada à desinformação.
O guia é uma ferramenta importante para as marcas se comunicarem sem riscos. O objetivo é oferecer ao mercado as ferramentas necessárias para operar de forma segura, responsável e em conformidade com a lei em ambientes digitais.
A edição de 2024 destaca aspectos essenciais de adequação, prevenção de fraude e uso de novas tecnologias, como o uso da inteligência artificial e de aprendizado de máquina, no aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança e adaptação das marcas. Com o avanço dessas ferramentas, as soluções de detecção de fraude se tornam cada vez mais sofisticadas, permitindo que as marcas acompanhem as mudanças do ambiente digital de maneira dinâmica.
O guia também dedica um capítulo ao combate à fraude digital, alertando sobre os riscos e prejuízos que o tráfego inválido pode trazer aos investimentos em publicidade digital. Segundo o IAB Brasil, é preciso usar mecanismos robustos de filtragem e plataformas de verificação que garantam a transparência e a eficácia das campanhas. Para baixar o guia, acesse o link.