O IAB Brasil divulga o primeiro guia de 2025, sobre TV Conectada. Desenvolvido pelo IAB US e traduzido para o português, o relatório “O panorama dos formatos de anúncios para CTV: como a padronização pode impulsionar o crescimento programático e a inovação” parte da experiência americana e recomenda como adaptar formatos de anúncio exitosos à realidade brasileira.
A associação defende que a padronização desses formatos pode expandir as oportunidades de mercado e o alcance das campanhas programáticas.
Outros benefícios da padronização dos anúncios de TV Conectada são maior interoperabilidade, escala, mensuração, eficiência e experiência do usuário. O guia também destaca a importância da inovação para atrair espectadores, já que tecnologias como IA generativa, publicidade indireta virtual, QR Codes dinâmicos e controle remoto aprimorado tornam as campanhas mais interativas e imersivas.
O material também reúne alguns números do mercado de TV Conectada. Dados de uma pesquisa do IAB US revelam, por exemplo, que grande parte dos formatos de anúncios (92%) são comercializados em canais de vendas diretas, ou seja, por equipes em negociações individuais e pessoais. No entanto, 75% do catálogo de TV Conectada já é negociado de forma programática, o que mostra a discrepância entre a oferta dos vendedores e a necessidade dos compradores.
Outro número relevante é de que 60% dos anunciantes entrevistados para ajudar a compor o relatório dizem adotar formatos interativos e de “shoppable ads”, como anúncios clicáveis dentro de plataformas de streaming. A tendência mostra a convergência entre comércio e mídia na TV Conectada. Esses e outros dados do guia mostram a importância de equilibrar padronização e inovação para desenvolver um mercado mais resiliente e rentável.
“O documento mergulha nos formatos de anúncios mais populares e eficazes nos EUA, como anúncios não-puláveis em vídeo, anúncios quando o usuário aperta ‘pause’ e ‘shoppable ads’. A ideia é explorar como eles podem ser adaptados à realidade brasileira, aproveitando a experiência americana como um mapa para oferecer experiências imersivas e personalizadas aos consumidores, além de gerar resultados concretos para os anunciantes”, diz Breno Barcelos, presidente do comitê de Vídeo Digital do IAB Brasil.
O guia completo, em português, está disponível gratuitamente no site do IAB Brasil. Ele oferece insights valiosos para tomadores de decisão de agências de publicidade; anunciantes; profissionais de veículos de comunicação e plataformas de mídia, especialistas em tecnologia publicitária e programática; e gestores de campanhas.