O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) amplia sua atuação no desenvolvimento do mercado com a criação do Grupo Educação de marketing e inovação digital, que terá como objetivo contribuir para a evolução do conhecimento dos profissionais que trabalham com marketing digital, visando a um crescimento sustentável do segmento nos próximos anos. A ideia é alinhar as práticas já utilizadas pelo mercado com os conteúdos ensinados na academia, e disseminar os conceitos fundamentais do digital por meio da criação e gestão de um ecossistema de educação.
De acordo com Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil, “Educação” é a palavra-chave para todas as áreas do mercado de trabalho brasileiro. “Essa necessidade é ainda mais intensa no Digital, que cresce acima dos outros setores da economia e precisa de profissionais cada vez mais capacitados para as inúmeras inovações que esse segmento vivencia diariamente”, diz. Ainda segundo Cris, a disseminação de conhecimento e formação de profissionais são as únicas alternativas para construção de um mercado próspero e consistente. “Por isso oferecemos cursos, webinars e workshops, com temas de base e tendências do mercado digital. Com a criação do Grupo Educação, vamos intensificar e reforçar nosso compromisso com essa área e colaborar ainda mais para o desenvolvimento do mercado”, acrescenta.
Um dos profissionais mais engajados com a área educacional do IAB Brasil, Ricardo Pomeranz será o líder do Grupo Educação. O executivo, head digital da agência Rapp Brasil, está envolvido há mais de quatro anos nas principais iniciativas da entidade em educação. “É, sem dúvida nenhuma, um dos profissionais que mais acreditaram e colaboraram com o desenvolvimento da área de Educação do IAB Brasil. Por isso é o líder natural desse novo projeto”, declara Cris Camargo.
Pomeranz ressalta que a internet está intrinsecamente ligada ao cotidiano das pessoas, à transformação dos negócios das empresas e ao crescimento da economia e de empregos. Mas, diz, “o grande desafio está em saber como integrá-la ao dia a dia, pois ela é, de um lado, extremamente complexa e, de outro, muda constantemente, evoluindo em uma velocidade espantosa”. Para o head digital da Rapp Brasil, “não é possível participar da internet sem entendê-la. E isso se faz com educação, que é a proposta do Grupo”.
Diante dessa realidade, o trabalho será desenvolvido sob três pilares: treinamento, conteúdo e eventos. Com isso, segundo Pomeranz, será possível promover a transformação digital por intermédio da experiência do consumidor e de novos modelos de negócio. A primeira etapa do projeto contemplará encontros com a academia e empresas para uma sondagem de mercado visando ao entendimento das necessidades específicas de cada público.