O Festival Ibero-Americano de Criatividade FIAP 2024 apresenta sua estratégia de comunicação inovadora para 2024. Sob o conceito de Criatividade Inteligente, o FIAP propõe uma reflexão disruptiva: “Vamos ser inteligentes. Vamos adotar a IA para aumentar a criatividade.”
A campanha, que pelo segundo ano consecutivo foi liderada por Humo Rojo, propõe ir além de “como o desenvolvimento da IA impacta a indústria publicitária”. Em cada peça, a iniciativa busca posicionar a FIAP como uma plataforma aberta para abraçar o talento humano, que também utiliza a tecnologia de forma inteligente.
Jorge “Tata” Varela, CEO e fundador da Humo Rojo, destaca que a IA é hoje um tema recorrente em todas as áreas da publicidade. “Desde Sam Altam (CEO da OpenAi) até o redator de uma agência estão falando em blend: inteligência artificial + criatividade”, comenta.
Segundo o renomado criativo, a indústria parece estagnar em cenários onde a IA afetará principalmente quem nela trabalha. “Negamos, condicionamos, queremos regular, acreditamos que o talento sempre liderará. Esta é uma forma de fazer futurologia de algo que inevitavelmente irá acontecer. O que não temos certeza é como isso vai acontecer”, explica.
A campanha nasceu, então, como um chamado para seguirmos em frente, para aproveitarmos os avanços que a tecnologia oferece e para construirmos com eles mensagens mais fortes, mais eficazes e, consequentemente, mais criativas.
“Não quero falar sobre o humano versus a máquina; desculpe vintage. Mas ouso dizer que talvez desta vez percamos. Em termos de comunicação, sempre fui a favor da adoção da tecnologia e hoje mais do que nunca apoio”, enfatiza Varela.
O conceito estará presente em todas as comunicações da FIAP. Também incluirão avatares criados com IA para os júris e participantes.
“Vamos experimentar, testar, nos surpreender e enquanto fazemos isso vamos alimentar algoritmos. Bem vinda IA. Bem-vinda tecnologia. Que os melhores, os mais talentosos, sejam salvos. Bem-vindo ao FIAP”, finaliza Varela.