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Hypermarcas lidera compra de espaço publicitário no 1º semestre de 2017

Após registrar pequena retração na compra de espaços publicitários em 2016, o mercado de mídia começa a dar sinais de retomada e apresentar números positivos na primeira metade do ano. De acordo com levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media, durante o 1º semestre de 2017, a compra de espaço publicitário nos meios e veículos monitorados pela empresa alcançou o equivalente a R$ 61.9 bilhões de reais, montante 2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

No 1º semestre, a Hypermarcas movimentou o equivalente a 3% do total no período e, pela primeira vez, ocupa a liderança no ranking de anunciantes. O conglomerado farmacêutico acumulou o equivalente a R$1.59 bilhão em compra de espaço publicitário, valor 102% superior ao registrado na primeira metade do ano em 2016, quando ocupava a 6ª posição no ranking. Este montante já representa 70% do aplicado pelo anunciante durante todo o ano passado.

Entre os 10 maiores anunciantes no período, quatro são do segmento farmacêutico: além da Hypermarcas, a Genomma está na vice-liderança, a Ultrafarma vem em 6º lugar e a Divcom Pharma Nordeste ocupa a 8ª posição. A Unilever Brasil aparece em terceiro, seguida por Ambev e P&G, que apresentaram 37% e 4% de crescimento, respectivamente. A Trivago (7ª), a Caixa (9ª) e a Claro (10ª) completam o top 10.

Já entre os 30 maiores anunciantes, destaque para os que estavam ausentes no ranking do 1º semestre de 2016, como Chimica Baruel, Claro, Colgate Palmolive, Hyundai Caoa, Lojas Marabraz, Magazine Luiza e Renault do Brasil.

Anunciantes

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1712TOTALPTVSH – Período: Jan/2017 a Jun/2017

# Anunciantes que não figuravam entre os 30 maiores no 1º semestre de 2016

Meios

A televisão (aberta, paga e merchandising) foi o principal destino de publicidade no último semestre, concentrando 73% de toda a verba distribuída entre os meios monitorados. Em mídia impressa, Jornal e Revista apresentaram o mesmo patamar registrado no ano anterior: R$ 7.1 bilhões e R$ 2 bilhões, nessa ordem.

Entre os meios monitorados, Out of Home (OOH) e Rádio apresentaram os maiores crescimentos no período: 26% e 21%, respectivamente. “O aumento em OOH foi aferido a partir da mesma cobertura, o que demonstra um número maior de campanhas no meio”, explica Dora Câmara. Nos últimos meses, a Kantar IBOPE Media, em conjunto com associações e veículos da mídia exterior, promoveu a inclusão de exibidoras representativas do meio e de novos ambientes na cobertura, como edifícios, estabelecimentos comerciais (academias, hotéis, shopping centers e supermercados) e transportes (metrô, trens e ônibus).

Parte do crescimento obtido pelo Rádio foi resultado da ampliação de praças monitoradas para este meio, que a partir de 2017 passou a apurar a compra de mídia realizada nas praças de Florianópolis, Goiânia e Vitória. Além da inclusão destes mercados, o período de aferição diária foi ampliado neste ano, de 12 para 16 horas por dia.

meios

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1712TOTALPTVSH – Período: Jan/2017 a Jun/2017

Praças

No ranking de praças, São Paulo continua na liderança, absorvendo 1/4 da verba do país. Na sequência, Rio de Janeiro (10% de participação), Belo Horizonte (4%), Porto Alegre (3%) e Curitiba (2%) completam a lista dos cinco maiores mercados em volume de compra de espaço publicitário.

Agências

No ranking de Agências, a YR mantém a 1ª posição, autorizando o equivalente a R$ 1.8 bilhão em mídia no semestre. Em seguida, aparecem a Publicis PBC Comunicação, a My Propaganda – house-agency da Hypermarcas, a Talent Marcel e a Ogilvy e Mather Brasil.

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