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Guia do IAB Brasil traz melhores práticas de interação MultiScreen na publicidade

A popularização dos smartphones nos últimos dez anos trouxe uma série de mudanças no comportamento das pessoas. Os telespectadores, por exemplo, começaram a usar dispositivos móveis para fazer comentários em redes sociais ao mesmo tempo em que assistiam os programas na TV.

Muito além do conhecido fenômeno da segunda tela, outros perfis de consumo em várias telas também trouxeram novos desafios para os profissionais de publicidade digital e criaram todo um mundo de novas oportunidades, assuntos que são tratados no “Guia Multiscreen 2019”, que o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) acaba de lançar e que pode ser baixado gratuitamente.

A publicação explica a evolução e as várias categorias de interação multiscreen, denominação que passou a ser adotada por volta de 2009, quando um estudo da consultoria Nielsen identificou que os consumidores norte-americanos passaram a usar as redes sociais para comentar as atrações televisivas mais importantes para o mercado, em tempo real.

A interação multiscreen possibilitou criar modelos de negócio inovadores, pautados pela necessidade de novas práticas de compra publicitária, lógicas de consumo de acordo com a jornada dos consumidores nesse novo cenário e técnicas de medição de eficácia. Além de identificar o melhor canal de comunicação com o consumidor, passa a ser necessário entender em qual dispositivo essa comunicação deve ser realizada – e adaptar esse conteúdo, de acordo com o contexto. Neste cenário, o guia destaca as tecnologias de Real Time Bidding (RTB), cuja promessa é entregar o anúncio correto à pessoa exata no momento adequado, utilizando o enorme volume de dados provenientes do uso das múltiplas telas.

“A interação multiscreen está fortemente presente no dia-a-dia atual. Em nosso papel de defesa das boas práticas do mercado, estamos lançando um guia que traz informações fundamentais para que os publicitários possam trabalhar com a interação em diferentes telas do modo mais proveitoso possível”, diz Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.

O guia foi baseado em publicação original do IAB México, e teve sua adaptação para o mercado brasileiro patrocinada pela Adobe. O Guia Multiscreen 2019 pode ser baixado no link: http://iabbrasil.com.br/guia-multiscreen-2019/.

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