O Grupo Ideal traz de volta ao Brasil a marca Hill+Knowlton. Uma das mais importantes agências do mundo e pioneira em relações públicas (PR, na sigla em inglês), a marca será utilizada em uma nova agência, a Hill+Knowlton Brasil, que passará a operar no mercado brasileiro trazendo toda a credibilidade e expertise que caracterizam a empresa e suas operações em quase 50 países.
A marca Hill+Knowlton tinha deixado de ser utilizada no Brasil em 2015, quando o grupo WPP adquiriu participação e tornou-se sócio da Agência Ideal. A parceria deu origem ao Grupo Ideal, focado em PR e reputação digital e tendo à frente, como co-CEOs os sócios-fundadores Ricardo Cesar e Eduardo Vieira. Na ocasião, a agência Hill+Knowlton Brasil foi absorvida pela agência Ideal, que passou a se chamar Ideal H+K Strategies, atualmente uma das cinco maiores agências do mercado local. “Naquela época decidimos desativar temporariamente a marca Hill+Knowlton, pois acreditamos que o foco no digital, uma das fortalezas da Ideal, era prioridade”, explica Eduardo Vieira . “Cinco anos depois, estamos maduros o suficiente para trazer de volta essa marca, numa nova agência independente que terá forte atuação em comunicação institucional”, completa .
A Hill+Knowlton Brasil surge com escritórios em São Paulo e Brasília e um time experiente de profissionais sintonizados com inovações e as novas ferramentas de comunicação. “Estamos chegando exatamente no momento em que empresas e instituições públicas e privadas estão sendo obrigadas a se reinventar. E uma comunicação adequada com os públicos estratégicos, uma gestão de reputação atenta e a proximidade com um grupo sênior de consultores vão fazer toda a diferença neste cenário em que vivemos . E também no mundo pós-pandemia”, afirma o CEO da nova agência, o jornalista Marco Antonio Sabino. Ele já foi Secretário de Comunicação da Cidade de São Paulo, presidente de agências internacionais de PR, superintendente de Comunicação da Telefônica Brasil e passou por redações importantes do país, como Rede Globo, Grupo Bandeirantes e revista EXAME.
A Hill+Knowlton Brasil será uma nova agência do Grupo Ideal, que conta também com a Ideal H+K Strategies e a Ogilvy PR & Influência (esta última em administração conjunta com o Grupo Ogilvy). A 1927.ag, que fazia parte do grupo, deixa de existir. Seus clientes ganham uma agência de porte internacional e os colaboradores passam a reforçar o time da Hill+Knowlton Brasil.
“O Grupo Ideal já teve diversas configurações nos últimos cinco anos. Acreditamos que chegamos à nossa melhor forma com essas três operações”, afirma Ricardo Cesar. Ele frisa que cada agência funciona de maneira totalmente independente. “A Ideal H+K Strategies e a Hill+Knowlton Brasil são duas marcas da mesma rede global. São agências distintas, com comandos separados, equipes diferentes, carteiras de clientes próprias e propostas complementares de trabalho. O mesmo acontece com a Ogilvy PR” diz ele .
Além de Marco Antonio Sabino, CEO da Hill+Knowlton Brasil, compõem a linha de frente das agências do Grupo Ideal os executivos Nadia Andrade, Paula Nadal e Renato Delmanto (vice-presidentes da Ideal H+K Strategies) e Flavio Valsani e Juliana Valentim (diretores-executivos da Ogilvy PR & Influência). Todos se reportam a Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, que além de sócios-fundadores e co-CEOs do Grupo Ideal comandam todas as operações da rede Hill+Knowlton na América Latina.