quinta-feira, novembro 21, 2024
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Grupo de Mídia de São Paulo resgata suas origens e prepara relançamento

Nova diretoria toma posse e apresenta o trabalho de rebranding que atualiza e expande as funções da entidade.

Com 54 anos de atuação completados agora em agosto, o Grupo de Mídia de São Paulo promove um profundo redesenho de seu escopo de atuação e se reapresenta ao mercado com um perfil atualizado às novas realidades e necessidades dos profissionais da indústria da comunicação. Agora transformado no Novo Grupo de Mídia, a entidade mantém como seu objetivo promover iniciativas que fomentem a geração de conhecimento e a educação de profissionais de mídia de forma mais abrangente. Operou importantes mudanças em seu estatuto, passando a abrigar não apenas profissionais dos departamentos de mídia de agências, mas também os profissionais da área que atuam com em clientes, veículos, plataformas de comunicação, business intelligence (BI) ou dados.

Entre as mudanças anunciadas está a posse de sua nova diretoria para o biênio 2022/2024, com Fábio Freitas (Chief Growth Officer da FCB Brasil) como Presidente, que sucede Lica Bueno (CEO da Talent Marcel), que presidiu a entidade na gestão 2021/2022 e agora assume o posto de Presidente do Conselho Consultivo. No total, a diretoria do Grupo de Mídia ganha nove diretorias, um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo que reúne 40 nomes do mercado, todos atuando de maneira pró-bono.

Um dos principais produtos do Grupo de Mídia será mantido e aprimorado, passando a ter formato nativo digital: o Anuário Digital Mídia Dados, com informações que representam um panorama completo desse segmento no mercado brasileiro. O relatório será turbinado, apresentando também os assuntos mais relevantes para conversas, debates e informativos no site e nas redes sociais do Grupo de Mídia. O lançamento da edição 2022, que mantém Luciana Schwartz à frente de sua organização, ocorrerá nas próximas semanas. O inventário vai manter o perfil que fez o Mídia Dados se tornar referência internacional para os países que tiveram acesso a ele, já que são poucos os que possuem um compilado tão completo de informações sobre o mercado.

Para que se chegasse ao rebranding e novo formato, o Grupo de Mídia contratou a consultoria TroubleMakers, cujo trabalho, conduzido por André Foresti, levou três meses e envolveu mais de 50 pessoas de todos os lados da indústria da comunicação. Além das mudanças no estatuto — que agora permite integrantes de agências, de anunciantes, veículos, plataformas, BI e dados — foram criadas as seguintes diretorias: Educação & Formação; Técnica; Carreiras; Conexões; News Room; Relacionamento Com o Mercado; Experience; Marketing & Imagem; e Monetização. Cada um dos nove integrantes do Conselho Consultivo é padrinho de uma diretoria.

O novo presidente, Fábio Freitas, sabe que essa renovação da entidade era algo necessário e bastante esperado pelo mercado. “O Grupo de Mídia participou da criação e da consolidação da mídia brasileira, foi pioneiro em compilação e análise de dados do mercado e peça fundamental para a profissionalização da categoria. Nesse processo estruturado de reinvenção, nossa missão agora é adaptar, rejuvenescer e aprender a compartilhar com toda a indústria da comunicação a evolução do profissional de mídia, esteja onde ele estiver”, afirma.

Freitas conta que os novos diretores e conselheiros estão trabalhando para que a entidade retome a sua força de outrora e volte ser referência para a indústria e para a capacitação dos profissionais da área, dando conta de todas as demandas que o mercado do século 21 exige. “Vamos voltar a ser referência em educação, formação e estudos que validem as questões técnicas da nossa disciplina”, expõe.

A ex-presidente e agora Conselheira Lica Bueno, que tem participado ativamente nesse processo de transformação, explica um pouco mais os motivos que levaram o Grupo de Mídia a buscar reposicionamento. “Essa atualização se faz necessária e é muito bem-vinda depois de 54 anos. Tudo mudou neste meio século, principalmente o mercado da mídia.

O Grupo nasceu como um clube fechado que reunia apenas profissionais de agências. Hoje a mídia é uma disciplina vital presente também em anunciantes e veículos, com os profissionais distribuídos de outra forma no mercado. O universo digital teve forte impacto na profissão. A dinâmica de compra, operação e estratégia mudou drasticamente com o advento das mídias digitais e o Novo Grupo de Mídia agora está pronto para acompanhar a atual realidade da atividade publicitária e evoluir junto com seus profissionais”, justifica.

Freitas destaca que o Grupo de Mídia apresenta novo formato, mas salienta que seus propósitos continuam os mesmos: “Mantemos entre os pilares principais gerar conhecimento e educação para um mercado mais plural, mais democrático, com verticais atualizadas, incluindo anunciantes e veículos, trazendo todos para o jogo”. O novo presidente da entidade diz ainda que o GM quer abraçar e ser curador de toda gente que mexe com mídia, com coragem, multiplicidade, pluralidade e visão de futuro.

É uníssono entre todos os membros da nova diretoria que esse processo se dará em 10 frentes (confira abaixo), por meio de cinco passos: ter uma gestão contemporânea, abrir a rede de relacionamentos, recriar a marca, assumir posições e trabalhar com transparência. “Temos conosco profissionais com muita história e gerentes de projeto que promovem aceleração e dinâmica dos processos. As transformações serão rapidamente percebidas pelo mercado”, completa.

Com campanha criada pela AlmapBBDO, prevista para começar a ser veiculada nos próximos dias, o Novo Grupo de Mídia levará todas as suas novidades a seu público-alvo em peças para mídia impressa e redes sociais.

10 frentes de atuação do Novo Grupo de Mídia

# 1: Investir em educação e formação;

# 2: Estabelecer mais conexões;

#3: Estimular carreiras;

#4: Ser referência técnica;

#5: Ser um radar de atividade e fonte de inspiração;

#6: Ser um centro de relacionamento entre profissionais da mídia e do mercado;

#7: Ser um centro de criação e desenvolvimento de experiências;

#8: Ser o ponto de contato com o mercado em marketing e imagem;

#9: Gerar receitas de forma saudável, permitindo manter livre o acesso à entidade para os profissionais da base;

#10: Operar com ética e transparência em todos os planos da entidade.

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