segunda-feira, janeiro 13, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoGrupo de Mídia de SP faz balanço de 2024

Grupo de Mídia de SP faz balanço de 2024

Presidido por Fabio Freitas, o Grupo de Mídia de São Paulo divulga diversas novidades em suas atividades para o ano de 2025 e um balanço do que realizou de importante em 2024.

A primeira delas é que já está definido o novo destino da viagem técnica internacional direcionada para todos os profissionais de agências e de anunciantes que tenham atividades relacionadas à comunicação. Neste ano, a “Innovation Journey” terá como destino o México.

A iniciativa resulta de uma parceria do GMSP com o KES – Knowledge Exchange Sessions, plataforma de conteúdo de inovação baseada em tecnologia, comportamento e criatividade, para proporcionar experiências imersivas de aprendizagem realmente transformadoras. O início do período de inscrições para a viagem técnica internacional para o México será anunciado em breve.

“A ‘Innovation Journey’ oferecerá aos participantes atividades em diferentes formatos, como workshops (atividade hands-on), exchange sessions (visitas e conversas em profundidade dentro e fora de empresas), palestras seguidas de dinâmica, encontros de relacionamento para fortalecimento de networking, entre outras”, conta Fábio Freitas, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.

Em 2024, a viagem para Singapura ficou marcada como oportunidade única para dirigentes do mercado brasileiro descobrirem tendências e conhecerem de perto como está se dando a transformação da indústria de mídia, entretenimento e tecnologia no país que é exemplo entre os indicadores do futuro.

Importante ferramenta de trabalho para os profissionais da indústria da comunicação como um todo, o Mídia Dados, que disponibiliza ao mercado informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, deixou de ser um simples anuário e, em 2024, consolidou a sua atualização constante no formato nativo integralmente digital, adotado desde 2023. Isso reforça o relatório em seu olhar amplo sobre o mercado, embasado em dados importantes atualizados periodicamente, que ajudam a planejar e a realizar trabalhos precisos em comunicação.

 

Desde 2023 credenciado pelo CENP, o Mídia Dados contém informações que até a pouco tempo não estavam disponíveis e sistematizadas, como, por exemplo, referentes à Diversidade e Inclusão, atualmente fundamentais para abrir qualquer conversa, com dados relacionados não só à sociedade brasileira como um todo, mas também relativos especificamente ao setor de publicidade e ao mercado da mídia. Há também informações do Censo de Diversidade das Agências brasileiras.

 

No compilado de informações, também ganharam destaque temas que cada vez mais fazem parte do novo universo de mídia, como os jogos – inclusive com estudos sobre o perfil e o comportamento dos gamers –e os conteúdos veiculados em TVs conectadas – categoria que está entre as que mais cresceram em visitantes únicos no último ano.

 

Há ainda um Mapa do Consumo dos Latinos em Smart TVs, dados sobre tendências digitais, com destaque para Retail Media e o Report Brand Disruption. Também podem ser encontradas no Mídia Dados informações sobre Economia da Atenção. E ainda estão previstas para 2025 diversas outras novidades no Mídia Dados, que serão incluídas ao relatório com frequência ao longo de todo o ano.

 

Bootcamps em parceria do GMSP com SoulCode

 

A parceria do Grupo de Mídia com a SoulCode nos bootcamps do Programa Martech Academy, que teve início em 2023 para promover a formação de profissionais de mídia e performance para atuação no mercado, se fortaleceu ao longo dos últimos dois anos e irá crescer em 2025. O foco continua voltado para a inclusão com diversidade, com ampliação das oportunidades a diferentes grupos do espectro social brasileiro. Os cursos têm como público-alvo principal pessoas negras e LGBTQIAPN+.

 

Os cursos têm como público-alvo principal pessoas negras e LGBTQIAPN+. No primeiro bootcamp, 67% eram estudantes mulheres; 60% com etnia declarada como preta ou parda e 40% branca; 100% deles estava no desemprego ou fora da área tech; 46% se declararam LGBTQIAPN+; todos tinham entre 18 e 50 anos de idade; e 50% eram de São Paulo, 27,55 eram de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e 17,5% eram de outras regiões.

 

Na mira do GMSP em 2025

 

Este ano promete relevância para alguns temas relacionados às atividades do profissional de mídia e de toda a indústria da comunicação em geral. Entre eles, destacam-se o advento da TV 3.0; a evolução do trabalho com recursos de Inteligência Artificial; e ter cada vez mais ferramentas e estudos que promovam maior entendimento sobre influenciadores e produtores/veiculadores de conteúdos digitais. Isso porque, com a tecnologia já disponível e os novos recursos que ela continua nos trazendo, será necessário usar tudo que é possível para agilizar as entregas e evoluir em formatos. Por isso a tecnologia e a evolução do mundo digital estarão entre os focos do GMSP em 2025.

 

Mídia’s Cup

 

Depois de muito aguardado, em 2024 houve o retorno do Mídia’s Cup. O maior campeonato de futebol society do mercado publicitário, realizado pelo GMSP, voltou a acontecer após uma pausa desde 2020, devido à pandemia. E o evento já tem a sua realização garantida para 2025.

 

O Mídias Cup é um torneio que não só promove a competição saudável, mas também oferece uma excelente oportunidade para aproximar ainda mais os profissionais de mídia do nosso mercado, fortalecendo a integração e a amizade. Há mais de 20 anos o campeonato tem sido um ponto alto no calendário de eventos de entretenimento para os publicitários, reunindo algumas das maiores agências de publicidade em uma competição saudável e divertida.

 

Mídia’s Party

 

Uma das missões do Grupo de Mídia é a integração entre os profissionais do mercado, e as ‘Mídia’s Party’, retomadas pela entidade em 2024, ganharam força na agenda do GMSP. No ano passado foram realizadas duas: uma celebrando o Dia do Mídia, em junho, e outra comemorando o Halloween, no final de outubro. A diretoria da entidade já planeja novas edições da Mídia’s Party para 2025.

 

Pod Mídia com ainda mais força

 

O Pod Mídia, podcast do Grupo de Mídia de São Paulo, será fortalecido em 2025, apresentando ainda mais conteúdo. A iniciativa tem como proposta discutir temas relevantes com profissionais inspiradores e que contribuem para a transformação do mercado publicitário e da comunicação em geral, sempre buscando impactos positivos para a sociedade.

 

Grupo de Mídia para todos

 

Na área de Relações com o Mercado, o Grupo de Mídia de São Paulo está empenhado em apresentar seus preceitos, metas e filosofia para outras regionais da entidade pelo Brasil, o que é realizado por meio de aproximações pontuais. A meta e não apenas apresentar o “Novo Grupo de Mídia de SP” para mais estados brasileiros, mas espalhar em GMs de todo o Brasil o conceito de “Grupo de Mídia para Todos”. Nesse sentido, o GMSP já tem mantido conversas com GMs do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais e já projeta esse intercâmbio com outros mercados ao longo de 2025.

 

Artigos relacionados

Novidades