O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Gerando Falcões, lançou a São Paulo House, espaço exclusivo no South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, que acontece de 7 a 15 de março de 2025, em Austin, nos Estados Unidos.
A São Paulo House será ainda maior do que sua edição em 2024, ano em que estreou no SXSW, e irá oferecer palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e marcas parceiras. O espaço integra as ações do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, que leva empresas paulistas para fazerem negócios nos maiores eventos internacionais da indústria cultural. A Prefeitura de São Paulo, a Gerando Falcões, Kondzilla e Fundação Itaú também integram a iniciativa, que terá a SRCOM como produtora.
“Estreamos o ano passado com sucesso de público. Mais de 10 mil pessoas passaram pela nossa Casa, comprovando a importância e a responsabilidade que temos em promover o nosso Estado como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina”, destacou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Já para o diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP, Thiago Camargo, a importância da iniciativa, “além da geração de emprego e renda por meio de negócios para a indústria cultural paulista, consiste em mostrar a força de nossas produções e o ‘soft power’ de São Paulo, referência na realização de projetos e criatividade”.
Também participaram do lançamento, o diretor Corporativo Financeiro da InvestSP, João Paulo Hamu; a chefe dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Julia Saluh, que conduz o CreativeSP na agência; a secretária de Comunicação do Governo do Estado, Lais Vita; Armando Júnior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo; Edu Lyra, da Gerando Falcões; Nelson Adão, da SRCOM; e Aninha de Fátima, da Fundação Itaú.
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game DevelopersConference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). Já no 2º semestre, haverá missões para o Fringe (Escócia), a Gamescom (Alemanha), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e a Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).
As inscrições para as missões para a Feira do Livro de Frankfurt e a Womex estão abertas pelo site da InvestSP.