Gilvana Viana, CEO e cofundadora da Casablack Creative Hub, MugShot e Punks S/A, foi anunciada como Jury President do D&AD Awards 2026 na categoria Sound Design & Use of Music. O D&AD (British Design & Art Direction) é responsável há mais de 6 décadas por premiar a excelência criativa mundial em design e publicidade e, a edição de 2026, traz a provocação: “Is creativity dead or alive?” – um cenário em que a escolha de Gilvana reforça que a criatividade está viva, sobretudo quando novas lideranças e a diversidade ocupam espaços históricos.
A categoria Sound Design & Use of Music foca na aplicação do design de áudio e da composição musical em campanhas publicitárias e projetos multimídia. Segundo o regulamento do D&AD, trata-se de um critério de “craft sobre ideia”: os jurados dão “prioridade à técnica em vez da ideia” ao avaliar som e música, buscando precisão, qualidade de execução e uso estratégico dos elementos sonoros nos trabalhos. Liderar este júri coloca Gilvana no centro de um dos debates mais técnicos e relevantes do setor criativo em 2026.
Trajetória premiada de Gilvana Viana Ao longo da carreira, Gilvana Viana acumulou uma série de conquistas nacionais e internacionais, tanto como profissional premiada quanto como jurada. Ela é sócia de três empresas do mercado criativo: Punks S/A (provedora de conteúdo musical), MugShot (estúdio de criação sonora) e Casablack. Sua atuação inclui ainda a co-criação e produção executiva do podcast “Mano a Mano” com Mano Brown. Entre os principais prêmios recebidos estão: o Festival de Cannes, o Clube de Criação (Brasil), o Lions International e o Festival da Criatividade. Em 2024, por exemplo, conquistou um Leão de Ouro no Cannes Lions pela campanha “UninterruptAds”, para a Budweiser – ação da MugShot que transformou citações da marca em mais de 500 músicas no Spotify. Além disso, Gilvana teve trabalhos reconhecidos no Cannes Lions (festival de criatividade global) e em outras premiações renomadas.
Em 2025, atuou como jurada do Cannes Lions na categoria Entertainment Lions for Music, e do Clio Awards (Film Craft: Music & Sound Design) e já compôs bancas em eventos como o D&AD Awards (Sound Design & Use of Music), Clube de Criação e os Prémios Lusófonos da Criatividade. Recentemente, foi indicada ao título de “Profissional do Ano” no prêmio Potências (2025). Sua experiência como jurada em festivais como Cannes, D&AD e Clio reforça o olhar estratégico sobre a indústria de criatividade musical.
Seu posicionamento de representatividade feminina e negra em grandes festivais faz parte do que a nomeação no D&AD representa para o Brasil: colocar uma voz diversa e técnica como protagonista em um dos palcos mais influentes da publicidade mundial. “Ser uma mulher preta nesse espaço é mais do que ocupar uma cadeira, é transformar o ambiente ao redor, unindo criatividade, visão técnica e representatividade”, comemora Gilvana Viana.
