A 21ª Mostra de Comunicação promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), reconheceu por meio de 15 categorias distintas os cases e campanhas de empresas, agências e profissionais que contribuíram para fortalecer e diferenciar marcas que atuam no agronegócio nacional. Os trabalhos submetidos foram avaliados por 30 jurados, entre eles representantes de grandes entidades do setor, comunicadores consagrados, profissionais de criação premiados, professores e também produtores rurais. A transmissão online foi comandada pelo diretor da Associação, Alberto Meneghetti, que esteve ao lado da mestre de cerimônias e jornalista, Suelen Farias.
Durante a abertura da Mostra, o presidente Ricardo Nicodemos prestou homenagem ao Conselheiro da Associação, Geraldo Alonso Filho, por seu trabalho e contribuição à ABMRA e ao Agro nacional. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e em Publicidade pela ESPM, Geraldo iniciou sua carreira de publicitário na Norton em 1969 e se aposentou como Chaiman da Publicis Salles Norton em 2005. Ainda na Norton, no início da década de 1980, ele lançou uma unidade para cuidar das contas do agronegócio.
“A comunicação do Agro tem berço na ABMRA. Na década de 80, quando a Associação começou a vislumbrar os caminhos para construção da imagem do setor, Geraldo deu um apoio extremamente importante, que nos ajudou a construir essa jornada. Ele é um dos responsáveis por ter ampliado a atuação da entidade por todo o sistema do agronegócio, do cientista ao produtor, até chegar ao consumidor. Assim, sua atuação foi fundamental para a realização de tudo que colhemos hoje”, declarou Nicodemos.
Categorias especiais
Embora esteja em sua 21ª edição, a Mostra de Comunicação do Agro ABMRA tem mais de 35 anos de história. Inicialmente a premiação era realizada trienalmente, mas passou a ser anual há cerca de quatro anos. Em 2023 o evento reconheceu e contemplou os ganhadores com 45 prêmios entre ouro, prata, bronze e com dois destaques especiais: “Anunciante do Ano” e “Agência do Ano”.
Por suas campanhas criativas e inovadoras que valorizam o trabalho dos agricultores brasileiros, a IHARA ganhou sete prêmios, incluindo o de Anunciante do Ano. Eliana Tashiro, Coordenadora de Comunicação da empresa, atribui o mérito à sua equipe e ao investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
“Em um ano especialmente desafiador, ser reconhecida pela 21ª Mostra da ABMRA é motivo de muito orgulho para a IHARA. Nosso compromisso em levar as melhores soluções para os agricultores de todo o Brasil se reflete na valorização do incansável trabalho desses profissionais que alimentam o mundo. A IHARA investe em inovação, seja na pesquisa e desenvolvimento de produtos, seja em nossas estratégias de comunicação e marketing. Ganhar sete prêmios, incluindo o de Anunciante do Ano, é um reflexo do nosso esforço contínuo e dedicação do nosso time que conduz com maestria a comunicação no campo. Parabéns a toda a equipe IHARA por mais esta conquista excepcional!”, comemora Eliana Tashiro.
O título de agência do ano foi para a Make ID, que também conquistou outros cinco troféus na premiação. “Receber o prêmio de agência do ano na 21ª Mostra da ABMRA é o reconhecimento do importante trabalho que a Make ID vem desenvolvendo há muitos anos no Agro, sempre impulsionando a comunicação do segmento com muita criatividade e inovação. Mas isso só se concretizou graças aos nossos incríveis clientes, como a John Deere e a Syngenta, premiados nesta edição, à equipe brilhante e comprometida que compõe o nosso time e à ABMRA, que leva a outro nível o trabalho de marketing e comunicação do segmento”, expressa Graziela Mônaco, diretora de Arte e Criação da Make ID.
Considerada a maior premiação voltada para o reconhecimento da criatividade na comunicação do Agro, a 21ª Mostra da ABMRA recebeu mais de 200 inscrições. “Finalizamos mais uma edição com resultados surpreendentes com cases e campanhas que mais uma vez emocionaram e carregaram a essência e a evolução do Agro consigo. Sem dúvida já estamos ansiosos para o próximo ano”, comenta Alberto Meneghetti.
Conheça os vencedores da 21ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA:
1- Campanha Integrada (uso de pelo menos 3 meios)
Ouro – Pós vendas John Deere. Mais que máquina, é uma John Deere inteira de possibilidades.
Cliente: John Deere.
Agência: Make ID.
Prata – Rendimento que atravessa gerações.
Cliente: Brasmax.
Agência: Guerra Propaganda.
Bronze – Syde – Comunicação Integrada com inovação e proximidade para o lançamento de uma fintech.
Cliente: Syngenta Proteção de Cultivos.
Agência: Giusti Creative PR.
2 – Spot, jingle ou utilização diferenciada do meio rádio
Ouro – Jingle Corteva – É com ‘É’ aberto!
Cliente: Corteva Agriscience
Agência: Labcom
Prata – Viva o Agro com V de Valtra
Cliente: Valtra
Agência: Agência SALA
Bronze – Ação com Milton Neves
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa Comunicação
3 – Anúncio ou utilização diferenciada de meio impresso (jornal, revista)
Ouro – Jogo Ganho
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa Comunicação
Prata – Cobb Male
Cliente: Cobb
Agência: Impulsa Comunicação
Bronze – Seu legado nasceu para continuar
Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura
Agência: Santa Clara
4 – Filme ou campanha para TV, cinema ou plataforma digitais
Ouro – Cafés Especiais: A história da cafeicultura no Cerrado Mineiro
Cliente: Stoller do Brasil
Agência: Stoller do Brasil
Prata – Gerações após Gerações
Cliente: Senar/RS
Agência: SPR
Bronze – O que você quer colher?
Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura
Agência: Santa Clara
5 – Campanhas e projetos OOH (Out Of Home – Incluindo outdoor,placa de estrada, relógio de rua, abrigo de ônibus, mobiliária urbano, etc.)
Ouro – Mural Conceito Sementes
Cliente: Grupo Conceito
Agência: Casa Brasil Comunicação
Prata – Miravis. Simplesmente Poderoso
Cliente: Syngenta
Agência: Make ID
Bronze – A espera acabou: Lançamento do Ref-leaf produto da família Nutra&Defenda
Cliente: Stoller do Brasil
Agência: Stoller do Brasil
6 – Projetos digitais/mobile (apps, banners, data based solutions, peça ou utilização diferenciada de rich media, geolocalização, etc)
Ouro – Live Commerce Romeo
Cliente: Ihara
Agência: Netpoint
Prata – SouABR – rastreável da semente ao guarda-roupa
Cliente: Abrapa (Sou de Algodão)
Agência: Markestrat
Bronze – Jogo Atari – Lançamento de Terminus
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa Comunicação
7 – Projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia (publieditorais, advertoriais, podcasts, conteúdos próprios ou pagos, blogs de conteúdo, etc)
Ouro – Viajando com V de Valtra
Cliente: Valtra
Agência: Agência SALA
Prata – Reality da Soja | Safra 22/23
Cliente: Syngenta Proteção de Cultivos
Agência: Macfor Full Marketing
Bronze – Websérie Digi&Tal
Cliente: New Holland Agriculture
Agência: Ampfy
8 – Campanha Promocional/Varejo/Material de PDV
Ouro – Trator John Deere 3036EN. O encaixe perfeito para sua cultura
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Prata – Proteus
Cliente: HELM
Agência: SPR
Bronze – PDVs diferentes para demonstração de produtos nos canais de venda.
Cliente: Yara Brasil
Agência: Jotacom Comunicação
9 – Endomarketing (campanhas internas que não tem extensão ou atuação fora da empresa)
Ouro – Lançamento Interno Sugoy
Cliente: Ihara
Agência: Make ID
Prata – Master Tec John Deere
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Bronze – Programa Vagalume: Embaixadores que iluminam a comunicação com colaboradores da AMAGGI
Cliente: Amaggi
Agência: Santo Caos
10 – Programas e Campanhas de Incentivo (para equipe comercial, canais de venda e demais públicos)
Ouro – Esquadrão de Combate à Cigarrinha
Cliente: Bayer
Agência: Estratégia Comunicação
Prata – IHARIZE: Academia de Comunicação IHARA
Cliente: Ihara
Agência: Netpooint
Bronze – Programa Seminis e Você – Porta exertos Itália
Cliente: Bayer Seminis
Agência: Finco Comunicação
11 – Ações de “Dia de Campo” (Lançamento de produtos, treinamento, demonstração de produto etc)
Ouro – Almada – Descubra a força superior
Cliente: ADAMA Brasil
Agência: Cerebelo Comunicação e Atmosfera Eventos
Prata – Buyers Mission – Apresentando o algodão brasileiro
Cliente: Abrapa (Cotton Trip)
Agência: Markestrat
Bronze – Rally da Cana
Cliente: John Deere
Agência: Agência Esfera
12 – Ações em Feiras, Eventos e Congressos Presenciais (estandes, ativações, lançamento de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos)
Ouro – Game Show Portfólio Soja Feiras
Cliente: Corteva Agriscience
Agência: Stap
Prata – John Deere na Agrishow 2023
Cliente: John Deere
Agência: Agência Esfera
Bronze – Nossas Raízes (EXPODIRETO)
Cliente: Mosaic Fertilizantes do Brasil
Agência: Innova – All Around The Brand
13 – Ativações e presença em Eventos Virtuais (Metaverso, plataformas ou estandes em plataformas virtuais próprias ou em feiras virtuais, lançamento on-line de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos virtuais)
Ouro – Painel Metaverso – Fórum Planeta Campo
Cliente: Canal Rural
Agência: Canal Rural
Prata – Metaverso
Cliente: FertiSystem
Agência: SPR
14 – Ações voltadas à Diversidade (Campanhas e ações de conscientização sobre a diversidade, equidade, respeito às diferenças, inclusão, etc)
Ouro – Projeto FMT de capacitação de jovens em parceria com Espro
Cliente: Corteva Agriscience
Prata – Nós em Campo
Cliente: Corteva Agriscience
Agência: Um.A
Bronze – Campanha Dia C – ODS
Cliente: Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo
Agência: Solucione
15 – Campanhas de valorização do Agro (Projetos e campanhas que posicionam corretamente o Agro para a sociedade urbana, conteúdos que combatam as fake news do Agro, projetos voltados às escolas, para professores e alunos, etc.
Ouro – Seu Legado nasceu para continuar
Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura
Agência: Santa Clata
Prata – Agro pela Vida
Cliente: John Deere
Agência: Agência Esfera
Bronze – Um país chamado Agro
Cliente: Adama Brasil
Agência: Globalis Brasil
Patrocinadores
Clube Agro do Brasil, Faesp , Jacto e Yara Brasil.
Apoio Institucional
Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO)
Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi)
Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE)
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)
Apoio de Mídia
“A Granja Total Agro”, “AGROLINK”, “AgroNews Medianeira”, “Revista Agrorevenda”, “Canal Rural Produções”, “Revista Feed&Food”, “Editora Gazeta Santa Cruz”, “Revista Leite Integral”, “MundoCoop”, “Notícias Agrícolas”, “Jornal O Presente Rural”, “Revista Campo & Negócios”, “REVISTA DBO”, “Revista Nelore”, “Revista Rural”, “Grupo Terra Viva” e “TV Milagro Brasil”.