O Programa de Estágio DE&I do ecossistema da FutureBrand São Paulo chega a sua segunda edição, desta vez em parceria com o Afrofuture – o grupo de afinidade de pessoas negras da consultoria. Neste ano, o foco será o desenvolvimento de cinco jovens pretos e pardos para o mercado de trabalho e incluirá também as outras empresas do ecossistema da consultoria: Springpoint, Timelens e The Holos Company.
“A primeira edição, que iniciou no ano passado, abriu espaço para trocas enriquecedoras junto ao grupo de cinco estudantes de baixa renda que passaram a fazer parte do nosso ecossistema. Tem sido um processo de aprendizado também – e principalmente – para nós”, avalia Ewerton Mokarzel, CEO e Sócio da FutureBrand São Paulo. “Para este ano, vamos trazer um novo olhar para o Programa com o foco em pessoas negras e o apoio do Afrofuture será fundamental não apenas para trazermos estes estudantes para o ecossistema da FutureBrand, mas também para proporcionar o acolhimento e criar um ambiente ainda mais propício para que eles possam se desenvolver”, completa.
Durante um ano, de agosto de 2023 a julho de 2024, os participantes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento que envolve aulas, acompanhamento técnico e psicológico e o desenvolvimento de projetos multidisciplinares junto às equipes.
De acordo com o coletivo: “o Programa de Estágio DE&I 2023 será importante não apenas para ensinar sobre branding de dentro de uma das consultorias mais respeitadas no mundo, mas também para ampliar cada vez mais a conversa sobre equidade racial na prática profissional da comunicação” – Afrofuture.
Para participar, o estudante deve se identificar como uma pessoa preta ou parda, estar matriculado em um curso universitário e ter, ao menos, um ano até se formar. É necessário, também, residir em São Paulo ou região e estar disponível para uma jornada de seis horas diárias de trabalho no modelo híbrido – sendo dois dias por semana na Vila Madalena. Além da bolsa-estágio e do pagamento integral da mensalidade do curso de formação, serão oferecidas aulas de inglês um currículo composto por Masterclasses que abordarão temas como sustentabilidade, design thinking e storytelling.
CONHEÇA O MANIFESTO AFROFUTURE
O Brasil tem profundas raízes negras. Raízes que, por muito tempo (tempo demais), foram encobertas. Mas pulsam vivas em todos nós, brasileiros.
Estão no nosso jeito de ser, no nosso modo de ver o mundo, no nosso jeito de falar: cafuné, ginga, canjica, quitanda, muleque. Nas palavras, a pista: tem muito sobre nós, mas que ainda falta conhecer.
A nossa identidade é o tesouro guardado nestas raízes. Hoje, sabemos: não olhar para elas é ter uma visão míope de quem nós somos, além de deixar 56% dos brasileiros fora das conversas.
E afirmamos: existe um futuro afro para gente construir e ele se faz através de nós. De todos nós. Juntos. em diálogo, quem puxa, quem pauta e quem escuta a conversa.
Este futuro é em primeira pessoa. Vem da nossa voz, da nossa presença nos espaços onde nasce a comunicação. Isso é reestabelecer a conexão. E se enxergar e se orgulhar do que vê.
É o Brasil se re-conhecer. Redescobrir o passado e aceitá-lo. Depois, olhar para o presente e fazer dele mais afetuoso, justo e potente.
Então, vamos juntos nesta jornada?