Um fórum à altura da relevância dos 45 anos do Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Assim pode ser resumido o Frente a Frente Especial dos 45 anos do Sinapro-RS, realizado no dia 16 de agosto (quarta-feira), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho teve casa cheia com a presença expressiva de 140 líderes das principais agências do RS, presidentes dos Sinapros de todo país e diretores da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), além do presidente da entidade Daniel Queiroz. Isso porque, em comemoração aos 45 anos do Sinapro-RS, o Ecossistema Sinapro/Fenapro trouxe para o Rio Grande do Sul o Encontro das Lideranças da Propaganda em 2023, que reuniu cerca de 30 líderes empresariais e associativos dos diversos estados para discutir as iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de toda a indústria da comunicação e dos Sinapros.
O convidado especial para palestrar no evento foi escolhido a dedo pelo Sinapro-RS: Filipe Bartholomeu, um dos profissionais da propaganda mais destacados do país. CEO da AlmapBBDO, ele foi eleito Dirigente da Indústria da Comunicação no Prêmio Caboré 2022 e Publicitário do Ano no Colunistas São Paulo 2022, e brindou os participantes com insights e reflexões sobre “O novo híbrido na indústria da Propaganda”. A explanação percorreu por modelos de trabalho, gestão, cases de sucesso como a recente campanha da Volkswagen que colocou Maria Rita e Elis Regina para cantarem juntas por meio da Inteligência Artificial, até as revoluções tecnológicas e o impacto positivo que o uso da tecnologia pode ter nos negócios das agências e como isso esbarra nos temas mais éticos, jurídicos e legais. “É como que a gente lida com esse mundo maluco de convivência com as máquinas, com a tecnologia, com o algoritmo, com a Inteligência Artificial generativa”, resumiu o palestrante.
Em sua apresentação, Bartholomeu posicionou-se a favor do modelo híbrido e da tecnologia como ferramenta, um meio e não o fim, enfatizando que essa é uma realidade sem volta e que veio para ficar. Por isso, é preciso superar o medo da novidade. “A única certeza que eu tenho é que quem não abraçar o novo ficará para trás. E o novo está também na tecnologia. Como indústria criativa estamos aprendendo a língua da máquina, que é o modelo híbrido. Nesse contexto a mediocridade será gratuita e vai ser bem-sucedido quem for muito criativo, porque o ChatGPT não tem sensibilidade”, ponderou.
O publicitário também destacou três pontos essenciais para a gestão das agências: produto, pessoas e processo – esse considerado o calcanhar de aquiles das empresas do setor. E defendeu que a comunicação de uma marca só funciona se estiver ancorada em uma boa ideia, porém as boas ideias precisam estar alinhadas com três importantes verdades, traduzidas na verdade da marca, das pessoas e do momento.
Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, anfitrião do evento, afirmou sair feliz e extremamente satisfeito com o momento ímpar que a entidade proporcionou ao mercado. Para ele, a escolha de Filipe Bartholomeu foi assertiva. “Acredito que o Sinapro-RS marca muito bem esses 45 anos. Quem a gente mais gostaria que estivesse aqui, esteve. E o Filipe foi brilhante. Era a pessoa mais adequada para a gente comemorar esses 45 anos que passaram, mas muito mais do que isso, para a gente olhar com um ponto de vista contemporâneo para os 45 anos e para tudo que vem pela frente.” O dirigente destacou, ainda, a riqueza do conhecimento compartilhado, oportunizando que cada agência, com as suas características, com seu estilo, tamanho, jeito, modelo de atuação, saia do evento com formas, com olhares, com perspectivas que pode aplicar amanhã. “Eu acho que todo mundo que sai do ‘Frente a Frente’ pode fazer o dia de amanhã melhor na sua agência”, complementou, reforçando que a iniciativa faz parte do pilar de Gestão do Sinapro-RS, que tem como propósito potencializar o ambiente de negócios das agências. Com os conhecimentos e ferramentas compartilhadas nesses encontros, a entidade reafirma o seu compromisso com o fomento da gestão das associadas e com o desenvolvimento de todo o mercado.
Homenagens aos ex-presidentes
Na abertura do Frente a Frente Especial dos 45 anos do Sinapro-RS, o presidente Juliano Brenner Hennemann apresentou a atual diretoria da entidade e fez uma homenagem aos dois últimos presidentes que o antecederam e que abriram caminhos para a atuação do Sinapro como Sistema. Delmar Gentil e Fernando Silveira subiram ao palco e foram homenageados com uma salva de palmas do público e um saca-rolhas automático como presente.
Avaliação dos participantes
Presente no evento, Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, elogiou a energia do Frente a Frente e manifestou sua satisfação em ver tantas lideranças do setor reunidas em busca de conhecimento e de troca de experiências. “Se a gente quer um mercado forte, a gente precisa de pessoas fortes”, ressaltou. Na avaliação de Queiroz, a escolha de Bartholomeu para palestrar no encontro foi muito acertada, não só por tratar do tema Inteligência Artificial, que está em pauta no momento, mas por toda a trajetória de mais de 20 anos que ele tem no mercado. “É um profissional que traz muita experiência para nós, entre elas essa vivência da IA inserida no negócio.”
Para Dudu Godoy, vice-presidente executivo da Dentsu Aegis Network e presidente do Sinapro-SP, foi “excelente ter um speaker com uma história, não só da AlmapBBDO, que compõe a publicidade brasileira. Considero muito importante participar desse momento, até mesmo para aplicar os aprendizados nos diferentes mercados, pois não existe mais a fronteira do estadual e nacional. Nós fazemos, hoje, as coisas muito conectadas. Isso faz com que a gente faça conexão de um com outro, pessoas com pessoas, e a agência está no meio dessa relação”, afirmou. Godoy é também vice-presidente da Fenapro, do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp) e do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp).
Pela primeira vez participando presencialmente de um Frente a Frente, Paulo Roberto Noronha, sócio-diretor da BRA, braço digital do grupo RBA, de Novo Hamburgo, avaliou positivamente a experiência. “O evento atendeu totalmente as minhas expectativas. Primeiro, porque o tema criatividade ganhou novo status no contexto da comunicação, atualmente voltado para a importância da análise de dados. Depois por abordar, dentro desse mesmo enfoque, a questão da precificação da remuneração das agências, questionando o Time Sheet, custo do homem/hora versus o impacto que uma ideia tem nos resultados de imagem e do financeiro do cliente”, pontuou.