Se tem uma área que tem imposto grandes desafios para os gestores e as agências de propaganda – e as empresas dos mais variados setores, de modo geral – é a gestão de pessoas. Face às questões e às demandas da atualidade, atrair e reter talentos, gerir a diversidade, dar feedbacks, reduzir o burnout, implantar política salarial e de remuneração variável, entre outros pontos que envolvem a gestão de pessoas, têm exigido transformações e mudanças profundas no processo de gestão das agências, que precisam cada vez mais profissionalizar essa área para dar conta das novas exigências dos profissionais e do mercado.
Afinal, gerir pessoas é cada vez mais vital e estratégico para o sucesso dos negócios. Foi o que evidenciou o Frente a Frente edição especial Transforma, promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) no último dia 21 de novembro (quinta-feira), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre.
A edição especial do principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho contou com a presença de 40 gestores de 17 agências do Rio Grande do Sul, e trouxe para o Estado o Workshop Transforma, iniciativa do Sistema SINAPRO/FENAPRO criada a partir do paper Fenapro Transforma.
Essa edição do workshop teve uma imersão de 4 horas no tema “Ferramentas essenciais para gestão de pessoas”, com diversos exercícios e dinâmicas práticas, colocando na pauta das discussões questões específicas para atender as necessidades das agências de propaganda, como a organização da equipe, processo seletivo, gestão da diversidade, atração e retenção de pessoas, burnout, política salarial, remuneração variável, avaliação de desempenho e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), feedback, política de treinamento e desenvolvimento.
O encontro já passou por outras cidades do Brasil, como São Paulo, Brasília e Recife, chegando agora a Porto Alegre com a temática conectada com os resultados apontados na última edição da Pesquisa de Ambiente de Negócios – VANPRO, realizada pelo ecossistema SINAPRO/FENAPRO com o objetivo de medir e mapear o cenário atual e quais são as perspectivas para o futuro, além de conhecer os principais desafios dos sócios e executivos de agências de todo o país. Quando perguntadas sobre os maiores desafios enfrentados no primeiro semestre de 2024, 50% das agências indicaram a gestão de processos e equipes e 44% apontaram a gestão de pessoas e políticas de RH.
“A gestão de pessoas é um tema que reconhecidamente apresenta um grande desafio empresarial de forma geral em todo o Brasil. Os desafios e as queixas têm sido muito parecidos, eles são grandes e são no Brasil inteiro. É claro que um mercado criativo como o de agências acaba sendo muito pressionado para a questão de cuidar de pessoas”, pontuou o consultor Fernando Braga, ministrante do Workshop Transforma, ao final do encontro em Porto Alegre. Fundador da Delta Consulting, Braga é consultor da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e especialista no mercado publicitário, atendendo a entidade em todo o Brasil, onde já percorreu diversos estados com o Workshop Transforma. Ele avaliou a participação das lideranças gaúchas como muito expressiva no evento.
“As pessoas se engajaram bem com a proposta do Transforma e com a temática discutida. As agências participantes fizeram muitas autocríticas, compartilharam dificuldades, boas práticas e percepções. Então teve muita troca e essa troca é muito positiva. Era o objetivo do encontro: não só trazer referências, mas gerar essas trocas, e as lideranças saírem mobilizadas para mudar. Nos intervalos e no final do evento ouvi várias pessoas falando sobre coisas que estão pensando em fazer em suas agências para melhorar e levar a gestão de pessoas para outro nível”, afirmou.
Para o presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, essa edição especial do tradicional fórum Frente a Frente proporcionou a “discussão de assunto mais do que fundamental que o Sinapro trouxe ao Rio Grande do Sul em forma de workshop conduzido pela Fenapro e que, por isso, não é olhar genérico e, sim, especializado na realidade das agências”.
O objetivo do Workshop Transforma é oportunizar conteúdos e dinâmicas práticas para que as agências possam realizar reflexões e diagnósticos sobre a sua gestão, com foco voltado para a elaboração de um plano prático sobre como aplicar os métodos e as técnicas recomendadas (com validação da Fenapro) em suas empresas, de acordo com o seu momento e realidade. Os participantes saíram entusiasmados com os insights, as provocações e trocas proporcionadas no encontro sobre gestão de pessoas em Porto Alegre. Confira as reflexões e avaliações.
“É um tema que cada vez mais as agências estão se preocupando, em estruturar melhor o RH e olhar as práticas para além do DP e das obrigatoriedades. Foi um evento muito enriquecedor e mostrou que, de maneira geral, estamos evoluindo enquanto agências, mas também foi possível perceber que está todo mundo mais ou menos no mesmo barco. Então aprender junto foi muito enriquecedor. Saímos com várias ideias para compartilhar as boas práticas. Na Escala já temos algumas políticas, fazemos pesquisa de clima, desempenho de performance, ciclo de desempenho e feedback. Temos evoluído mais essas práticas no último um ano e meio. Tudo enriquece, quanto mais a gente aprende, mais vai aplicando e melhorando a cada ciclo. Vejo muita evolução, mas ainda tem um caminho longo pela frente.”
“Primeiramente é essencial discutir e conversar sobre esse tema, porque gestão de pessoas é tudo o que envolve uma agência e todos os segmentos, os clientes e os profissionais. Tudo é feito de pessoas, então todos deveriam escutar e comunicar sobre isso. Eu levo diversos aprendizados discutidos nesse encontro. Foram falas muito pontuais que realmente fazem muita diferença para o dia a dia. Ter essa oportunidade de escutar e aprender é primordial para as agências se melhorarem continuamente. A Matriz é uma agência consolidada com 25 anos, e gestão de pessoas é uma área que damos bastante atenção, justamente por sermos feitos de pessoas para pessoas.”
“Para mim ficou evidente que boa parte das agências presentes nesse encontro estão em um momento muito parecido. Acho que isso tem muito a ver com a escassez de bons profissionais no mercado, e temos que focar então em retenção, em atrair talentos e valorizar as pessoas. Hoje a Sobe está passando por um momento parecido, estamos avançando em processos de gestão de pessoas há algum tempo, junto com a gestão de outras áreas da empresa. Para o começo de 2025 estamos projetando ter uma pessoa para profissionalizar o setor de RH com um olhar mais técnico. Mas muitos dos processos que foram mencionados aqui a gente já vem fazendo há cerca de dois anos, quando começamos a profissionalizar a gestão como um todo, como plano de carreira, organização de cargos, categorização de escala salarial, processo de PDI, avaliação de competências, feedbacks… isso tudo a gente já tem implementado e está rodando, mas sempre tentando melhorar os processos e automatizar o que for possível.”
O Frente a Frente edição especial Transforma contou com apoio institucional da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.
Crédito das fotos: Marcos Nagelstein / Agência Preview