Fotos de Eddo Hartmann e Érico Hiller nas exposições do FotoDoc 2025
No mês da COP30, em novembro, com a atenção do Brasil e do mundo voltada à Conferência da ONU sobre a mudança climática, acontece em São Paulo, a quarta edição do FotoDoc – Festival Internacional de Fotografia, com o tema Horizontes e duas exposições que abordam questões sobre o meio ambiente. O FotoDoc 2025 será realizado de 4 a 8 de novembro, na Panamericana Escola de Arte e Design.
A quarta edição do Festival FotoDoc tem patrocínio da Blue Moon, cerveja de trigo produzida e distribuída no Brasil pelo Grupo Heineken. O patrocínio foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ProaC ICMS, São Paulo.
O FotoDoc conta ainda com o apoio do Consulado dos Países Baixos em São Paulo, da ARFOC-SP e das editoras Origem, Vento Leste, LovelyHouse e Europa. É produzido pela Vertente, a Panamericana Escola de Arte e Design e a Frida. E a realização é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Cult SP.
Entre as atrações estão as exposições A Zona de Sacrifício, do fotógrafo holandês Eddo Hartmann, que documentou uma área de testes nucleares no Cazaquistão, e Água: Brasil, do brasliero Érico Hiller, que apresenta imagens sobre o manejo de recursos hídricos no país.
O Diretor Artístico do FotoDoc, Érico Elias, afirma que o Festival, além de contribuir para a formação de fotógrafos, tem a missão de difundir trabalhos de alta qualidade com temáticas importantes para uma melhor compreensão da sociedade e seus desafios.
“O FotoDoc é um espelho do que vivemos e, em 2025, essa função se torna ainda mais essencial já que o Brasil sedia a COP 30. Essas duas exposições têm o potencial de trazer a crise ambiental para o centro das atenções, mostrando o papel da fotografia para documentar, denunciar e até mesmo mobilizar”, ele afirma. “O Festival se propõe a debater a urgência de medidas que possam ajudar a clarear nossos horizontes, tanto políticos como sociais”, completa o diretor.
Além das mostras de Hartmann e Hiller, as exposições apresentarão também os vencedores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025 que recebeu um total de 3.597 inscrições, provenientes de todos os estados brasileiros e mais 31 países. A abertura do FotoDoc, com entrada gratuita, será no dia 4 de novembro, das 18h às 21h. As exposições seguem abertas até o dia 10 de janeiro de 2026.
Trocas e Formação
A programação do Festival FotoDoc inclui uma série de atividades de formação e de trocas profissionais, como seis Workshops e Leituras de Portfólio, com análise crítica do material levado pelos participantes. As duas atividades oferecem 50% das vagas gratuitas, a partir de critérios socioeconômicos.
***
Serviço
FotoDoc 2025
Tema: Horizontes
Data: De 4 a 8 de novembro de 2025. Exposições em cartaz até 10 de janeiro de 2026. Entrada Gratuita. Local: Panamericana Escola de Arte e Design. Av. Angélica, 1900 – Higienópolis – São Paulo (SP).
Programação completa por atividade e dia a dia: fotodoc.com.br/festival
Workshops (inscrições abertas)
Valor: R$ 190 – Duração de 180 minutos – 30 vagas presenciais por workshop (50% das vagas são gratuitas, por critérios socioeconômicos)
Programação e Inscrições: https://fotodoc.com.br/workshops-2025/
Leituras de Portfólio (inscrições abertas)
Leitura individual de portfólio por curadores – Valor: R$ 90 (50% das vagas são gratuitas segundo critério socioeconômico – Duração: 20 minutos
Inscrições: https://fotodoc.com.br/leituras-de-portfolio-2025/
