O Prêmio Folha Top of Mind 2017, cujos vencedores serão anunciados no dia 30 de outubro, em cerimônia no Tom Brasil, em São Paulo, contempla 12 novas categorias – ao todo são 63. As inclusões reforçam os vínculos do consumidor com o evento, que revela e reconhece as marcas mais lembradas do país sob o olhar da população.
A definição dos ganhadores tem como base uma pesquisa do Datafolha com 7.344 pessoas a partir de 16 anos em 220 municípios. Entre as categorias inseridas estão antigripal, chuveiro elétrico, inseticida, limpador multiuso, medicamento genérico, óleo lubrificante, peito de peru, pomada para assaduras, protetor solar e site de compras. Outras novidades são o Top Inovação e o Top Saúde.
“A escolha de novas categorias se dá pela estratégia de ampliarmos, a cada ano, o repertório da maior pesquisa do país em lembrança de marcas de produtos e serviços que fazem parte do dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, busca refletir as mudanças no comportamento do consumidor, cada vez mais rápidas na era digital”, acredita o diretor executivo comercial do Grupo Folha, Marcelo Benez.
A primeira edição, em 1991, reunia apenas 12 segmentos. Hoje são 50, além das 13 premiações especiais. “No início desse estudo, há 27 anos, ainda não existiam sequer o telefone celular, a internet e a banda larga, apenas como exemplos da relevância e da profundidade na evolução do mercado”, complementa Benez.