O Projeto FilmBrazil, realizado pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, contará com 10 associados na delegação brasileira que estará presente no South by Southwest (SXSW), festival que reúne tecnologia, música, audiovisual e games na cidade de Austin, nos Estados Unidos. O evento, que acontece entre os dias 13 e 22 de março, tem atraído à atenção de empresas brasileiras por se destacar como um grande palco de lançamentos de tendências e inovação na economia criativa.
Este ano marca a segunda edição do apoio da Apex-Brasil na participação de empresas brasileiras no festival. Entre os parceiros da iniciativa no SXSW (Cinema do Brasil, Softex, ABRAGAMES…), o projeto Filmbrazil se destaca por ser um dos setores com maior volume de associados participantes. Cerca de 60 empresas de todo o Brasil participaram do processo de seleção, que ocorreu no final do ano passado, para fazer parte do seleto grupo do “Platinum Connection”, serviço desenvolvido diretamente pelos organizadores do festival para auxiliar no agendamento de reuniões entre os produtores brasileiros e o público de interesse no festival.
Foram selecionadas pela Apex-Brasil, em conjunto com a organização do evento e associações parceiras, 20 empresas, sendo cinco associadas ao FilmBrazil: Prodigo Films, Hungry Man, Jamute, Santa Transmedia e LOBO. Devido ao elevado número de inscrições e ao alto nível de maturidade das empresas que se inscreveram, foi criada nessa edição uma nova categoria chamada de “Silver Connection”, que selecionou mais dez produtoras para participarem do evento. Dentre elas, cinco fazem parte do projeto: O2 Filmes, Conspiração Filmes, YB, Los Bragas e Mosquito.
Para Marianna Souza, Gerente Executiva do FilmBrazil, a participação do Brasil no SXSW é um processo sem volta, impulsionado principalmente pelas mudanças na indústria da comunicação. “Estamos entusiasmados em ver o rápido retorno e aceitação do mercado a esse Projeto que está em sua 2ª Edição. Esse ano teremos dez empresas no festival, praticamente três vezes mais que no ano passado (foram 3 produtoras). Isso demonstra uma demanda que já havíamos identificado lá em 2012, porém só agora é possível demonstrar a importância desse Festival para a Indústria da Economia Criativa. Se observarmos os últimos anos, todas as grandes campanhas publicitárias têm uma forte influência desse universo digital e interativo. Nos dias de hoje, não basta uma grande ideia, é preciso emocionar e engajar os consumidores, e recursos lançados e apresentados no SXSW permitem as marcas ousarem nesse sentido. Além disso, o Festival é uma ótima oportunidade para as produtoras trocarem experiências, promoverem seus talentos e, acima de tudo, posicionar seus produtos e serviços”.
O FilmBrazil também prepara uma série de ativações durante o SXSW com o objetivo de promover o Brasil como polo de produção publicitária.