O diretor geral do Festival Ibero-americano de la Publicidad – FIAP, Daniel Marcet, revela os primeiros presidentes de júri da 47ª edição do Prêmio. O evento será realizado entre 18 e 20 de maio no Intercontinental Presidente Hotel, localizado no sofisticado bairro de Polanco, na cidade do México.
Álvaro Rodrigues, VP de Criação da Africa, vai presidir o júri de Filme e Rádio. A união dessas duas disciplinas é uma das novidades do Fiap 2016. Inovação e Marketing Promocional também se juntam numa nova área, cujo comando deve ficar com o argentino Leandro Raposo, fundador e diretor geral de Criação da Cyranos McCann, de Barcelona Espanha. Outro conhecido do mercado brasileiro, Leo Macias, que atuou por 20 anos no país, será o presidente do júri de Gráfica. Recentemente, Macias trocou a DM9DDB pelo cargo de CCO da DDB Latina, baseado em Bogotá, em seu país de origem, a Colômbia.
Marcet reserva outras inovações na edição deste ano do FIAP, como a eliminação de 23 categorias em troca de uma nova metodologia de julgamento, considerando Melhor Conceito, Melhor Estratégia e Melhor uso da cultura local, entre outros itens, reunidos no conceito Big Bang. Marketing Político também terá um espaço próprio para avaliação de campanhas e peças. “Para nós, porém, a novidade mais importante é o prêmio que vai ser outorgado pelo consumidor. Os consumidores de tudo o mundo vão poder votar através das redes sociais” conta ele.
No ano passado o Fiap também foi realizado no México, após três edições em Miami e depois de manter sua base fixa por 20 anos em Buenos Aires. O Brasil foi o país mais premiado, tendo conquistado 4 Grand Prix e o título de Agência do Ano, através da F/Nazca S&S. O país deverá ter representantes em quase todos os júris este ano, os quais serão anunciados em breve.