Festival Internacional El Ojo Iberoamérica deu início a jornada de criatividade e comunicação

(Foto: Marcos Smania)

Começou nesta quarta-feira (6), em Buenos Aires, Argentina, a edição 2019 do El Ojo de Iberoamérica, o maior festival internacional da criatividade publicitária das Américas. O primeiro dia de festival começou com novidades: As vencedoras do concurso “Creativas Visibles” subiram no palco do festival, a iniciativa tem como objetivo dar mais visibilidade para as mulheres criativas.

A programação de palestras abordou importantes temas da atualidade como a inteligência artificial, representatividade, storytelling, propósito de marca e muito mais.  Os brasileiros Fernando Taralli, Chief Integration Officer VMLY&R Latam e Presidente de VML Brasil, Rodrigo Jatenne, CCO da Grey West, estavam entre os conferencistas do dia.

A primeira noite de premiação reconheceu as melhores ideias nas categorias: El Ojo Producción Gráfica; El Ojo Gráfica; El Ojo Producción Audio & Sonido; El Ojo Producción Audiovisual; El Ojo Producción Audiovisual; El Ojo PR; El Ojo Experiencia de Marca; El Ojo Directo; EL Ojo Local.

Conheça os cases brasileiros que levaram o troféu de ouro na primeira noite de premiação do festival

A primeira noite de premiação do festival El Ojo de Iberoamérica revelou as melhores peças criativas em 9 categorias, o Brasil conquistou 90 troféus – 1 Grand Prix, 13 Ouro, 37 Prata e 39 Bronze – nas competições de Gráfica, Produção Gráfica, Produção Audiovisual, Produção de Áudio & Som, Experiência de Marca & Ativação, Direto e PR.

O destaque fica para um único Gran Ojo (como os Grand Prix são chamados no festival) para a publicidade brasileira: para a Artplan e a produtora de som Play it Again, na competição El Ojo Produção de Áudio & Som, com trabalho intitulado “The beatbox catalogue”, para Etna.

  • EL OJO DIRETO

MD1 – MAILING

BRONZE – Life print, da Africa, para AMPARA Animal;
BRONZE – O endereço da fada do dente, da Y&R, para FOUSP – Faculdade de Odontologia de São Paulo;

MD2 – USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS

PRATA – The real Machado de Assis, da Grey Brasil, para Faculdade Zumbi Dos Palmares;
PRATA – A cerveja por trás do esporte, da Africa, para Budweiser, da AmBev Brasil;
BRONZE – COMA – A Getty Images Original Series, da Almap BBDO, para Getty Images Brasil;

MD3 – AÇÕES EM REDES SOCIAIS

OURO – As Milhas do Povo, da Grey Brasil, para Reclame Aqui;
PRATA – Descontos necessários, da Africa, para Penguin Books’ Companhia Das Letras;
PRATA – #TijolosEmBrailleParaTodos, da Lew’Lara\TBWA, para Fundação Dorina Nowill Para Cegos;
BRONZE – O patrocínio Neymarless, da Almap BBDO, para GOL Linhas Aéreas;

MD5 – EVENTOS E AÇÕES EM ESPAÇOS PÚBLICOS

PRATA – Goleiro distraído, da Tech And Soul, para Uber Brasil;
BRONZE – A cerveja por trás do esporte, da Africa, para Budweiser, da AmBev Brasil;

MD6 – AÇÕES EM CAMPO

BRONZE – Sem rampa a calçada é uma parede, da Z+ Comunicação, para Globo Comunicação E Participações;

MD7 – LANÇAMENTO E ATIVAÇÃO DE MARCA

PRATA – Queime esse anúncio, da DAVID, para Burger King Brasil;
PRATA – Milhas para o povo, da Grey Brasil, para Reclame Aqui;

 

  • EL OJO EXPERIÊNCIA DE MARCA E ATIVAÇÃO

EM1 – EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES NO PONTO DE VENDA

PRATA – Medida do Desperdício, da Cheil Brasil, para Greenpeople;
BRONZE – Beba com este poster, da Almap BBDO, para Guaraná Antarctica, da AmBev Brasil;

EM2 – EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO

PRATA – Goleiro Distraído, da Tech And Soul, para Uber Brasil;
BRONZE – Sem rampa, a calçada é uma parede, da Z+ Comunicação, para Globo Comunicação E Participações;

EM3 – EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES EM PLATAFORMAS DIGITAIS

PRATA – Milhas para o povo, da Grey Brasil, para Reclame Aqui;
BRONZE – The real Machado de Assis, da Grey Brasil, para Faculdade Zumbi Dos Palmares;
BRONZE – Tapete de acessibilidade, da GTB Brasil, para Ford Brasil;
BRONZE – COMA – A GettyImages Original Series, da Almap BBDO, para Getty Images Brasil;

EM4 – EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES NAS REDES SOCIAIS

BRONZE – Descontos necessários, da Africa, para Penguin Books’ Companhia Das Letras;

EM5 – EVENTOS E PATROCÍNIOS

PRATA – E-quality, da Y&R, para VIVO Brasil;
BRONZE – The 9´58 biography, da BETC São Paulo, para Puma Brasil;

EM6 – LANÇAMENTO E POSICIONAMENTO

BRONZE – Venda de concorrentes, da Grey Brasil, para Volvo Brasil;

 

  • EL OJO GRÁFICA

GR2 – BEBIDAS

PRATA – A cerveja por trás do esporte, da Africa, para Budweiser, da AmBev Brasil;

GR4 – UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

OURO – Maps, da Y&R, para BIC Brasil;

GR6 – AUTOMÓVEIS

BRONZE – Noção de espaço, da Almap BBDO, para Volkswagen Brasil;
BRONZE – Park assist, da Almap BBDO, para Volkswagen Brasil;

GR8 – LOJAS PARA O PÚBLICO, SUPERMERCADOS E LOJAS ON-LINE

BRONZE – Recupere Grátis, da Artplan, para Etna;

GR9 – MÍDIA E ENTRETENIMENTO

PRATA – Nunca perca uma jogada, da Africa, para ESPN Brasil;
BRONZE – Toca rock ‘n’ roll, da Almap BBDO, para Kiss FM Brasil;

GR11 – INSTITUCIONAL, IMAGEM CORPORATIVA E PATROCÍNIOS. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

BRONZE – Beba com responsabilidade, da SUNSET DDB, para AB InBev Brasil;

GR13 – FORMATOS IMPRESSOS NÃO CONVENCIONAIS

PRATA – Beba com este anúncio, da Almap BBDO, para Guaraná Antarctica, da AmBev Brasil;

GR14 – FORMATOS COMBINADOS

OURO – A cerveja por trás do esporte, da Africa, para Budweiser, da AmBev Brasil;

 

  • EL OJO PR

PR2 – AÇÕES DE ‘SER’

PRATA – Blank whopper, da DAVID, para Burger King Brasil;

PR3 – AÇÕES DE BENS PÚBLICOS

BRONZE – #GoEqual, da Africa, para Go Equal Movement;

PR4 – GESTÃO DE CRISES

OURO – Rebuilding history, da Africa, para Museu Nacional;

PR7 – INFLUENCIADORES E CRIADORES DE CONTEÚDO

OURO – #GoEqual, da Africa, para Go Equal Movement;
BRONZE – The breast move, da Y&R, para Santa Casa De Misericórdia De São Paulo;

PR8 – EVENTOS E PATROCÍNIO

PRATA – Goleiro Distraído, da Tech And Soul, para Uber Brasil

PR9 – LANÇAMENTOS E ATIVAÇÕES

BRONZE –  #GoEqual, da Africa, para Go Equal Movement;

 

  • EL OJO PRODUÇÃO DE AÚDIO DE SOM

PS1 – USO DE MÚSICA ORIGINAL

OURO – The beatbox catalogue, da Artplan, para Etna;
PRATA – Vidrio. Para los que abrillantan el mundo, da Iris São Paulo, para Abividro;
PRATA – The invisible launch, da Tech And Soul, para C6 Bank;

PS2 – MÚSICA ADAPTADA

OURO – Thirty five, da Y&R, para Athos GLS;
PRATA – Born free, da Africa, para Budweiser, da AmBev Brasil;
PRATA – Vagalume, da Publicis, para Bradesco Brasil;

PS3 – DESENHO E EFEITO DE SOM

PRATA – Sounds of future ocean, da The Walt Disney Company Latin America, para National Geographic;

PS5 – MELHOR PRODUÇÃO DE AÚDIO E SOM LATINA

OURO – Listen to the ocean, da Africa, para Corona, da AmBev Brasil;

 

  • EL OJO PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

PA1 – FOTOGRAFIA

PRATA – Lindo Sonhador, da TracyLocke Brasil e Stink Films, para Pfizer;
PRATA – Aposta, da DPZ& e Saigon Filmes, para Renault Stepway, da Renault Brasil;
BRONZE – Linha de Montagem, da F.biz, para Jeep, da FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil;
BRONZE – Nascer Livre, da Africa e Stink Films, para Budweiser, da AmBev Brasil;

PA2 – DIREÇÃO DE ARTE

BRONZE – Linha de Montagem, da F.biz, para Jeep, da FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil;

PA3 – ANIMAÇÃO

OURO – 1 minuto 46 segundos, da McCANN Health São Paulo, para Hospital Leforte;
PRATA – Gears, da Zombie Studio, para Ford Brasil;
PRATA – Vagalume, da Publicis e Zombie Studios, para Bradesco;
BRONZE – Drink right, F*** right, da Wieden+Kennedy São Paulo, para Skol, da AmBev Brasil;

PA4 – EFEITOS VISUAIS

OURO – Caverna do Dragão, da DPZ&T, para Renault Kwid Ousider, da Renault Brasil;
PRATA – Robô, da DPZ& e Saigon Filmes, para Itaú;

PA5 – EDIÇÃO

OURO – Aposta, da DPZ&T, para Renault Stepway, da Renault Brasil;
PRATA – Da uma volta, da Almap BBDO e Cave, para Audi Brasil;

PA6 – DIREÇÃO

PRATA – Lei do minuto seguinte, da Cine Cinematográfica, para Ministério Público Federal;
BRONZE – Lindo Sonhador, da TracyLocke Brasil e Stink Films, para Pfizer;
BRONZE – Aposta, da DPZ&T, para Renault Stepway, da Renault Brasil;

PA7 – PRODUÇÃO INTEGRAL

PRATA – Linha de Montagem, da F.biz, para Jeep, da FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil;
PRATA – Lindo Sonhador, da TracyLocke Brasil e Stink Films, para Pfizer;
PRATA – Robô, da DPZ& e Saigon Filmes, para Itaú;
BRONZE – Caverna do Dragão, da DPZ&T, para Renault Kwid Ousider, da Renault Brasil;

PA8 – ABAIXO DO ORÇAMENTO

PRATA – #PovosDaFloresta, da Wunderman Thompson Brasil, para Instituto Socioambiental;
PRATA – Eu sou Anne, da Y&R e Madre Mia Filmes, para Forcefield;
BRONZE – Ventriloquo, da Propeg e Madre Mia Filmes, para Halitus;

PA9 – FOTOGRAFIA

BRONZE – Bluesman, da AKQA  e Stink Films, para Baco Exu Do Blues;
BRONZE – “You & I”, da Primo, para Barns Courtney;

PA11 – ANIMAÇÃO

OURO – A dog brings it back, da Almap BBDO, para Pedigree;

PA14 – ROTEIRO

OURO – Coma, da Almap BBDO, para Getty Images Brasil;
PRATA – Inveja, da Almap BBDO, para Getty Images Brasil;
BRONZE – 35, da Y&R e Fauna, para Athos GLS;
BRONZE – Coma, da Almap BBDO, para Getty Images Brasil;

PA15 – DIREÇÃO

PRATA – Bluesman, da AKQA, para Baco Exu Do Blues;

PA16 – PRODUÇÃO INTEGRADA

PRATA – “You & I”, da Primo, para Virgin Emi Records;

PA17 – MELHOR PRODUÇÃO LATINA

BRONZE – Vagalume, da Publicis e Zombie Studio, para Bradesco;

 

  • EL OJO PRODUÇÃO GRÁFICA

PG2 – MELHOR DIREÇÃO

PRATA– Let’s summer, da Almap BBDO, para Havaianas – Alpargatas Brasil;
BRONZE – Destinos, da Z+ Comunicação, para Jornal De Brasilia / Diário Do Amazonas;

PG3 – MELHOR FOTOGRAFIA ORIGINAL

BRONZE – Wet dogs, da Propeg para Dr. Dog;
BRONZE – Never miss a move, da Africa, para ESPN Brasil;

PG4 – MELHOR ILUSTRAÇÃO

OURO – Play rock ‘n’ roll, da Almap BBDO, para Kiss FM Brasil;
PRATA – Let’s summer, da Almap BBDO, para Havaianas – Alpargatas Brasil;
BRONZE – The beasts, da Zombie Studio, para Mercedes-Benz Brasil;
BRONZE – Beba com este anúncio, da Almap BBDO, para Guaraná Antarctica, da AmBev Brasil;