Com três brasileiros na lista, o El Ojo de Iberoamérica anuncia mais dez presidentes de juri da 27° edição do festival. Entre os representantes da indústria da publicidade de nosso país liderando os júris das competiçoes do evento neste ano estão:
– Vanessa Giannotti, vice-presidente de mídia da Ogilvy Brasil e líder BR de OpenX na WPP, que será presidente do El Ojo Media;
– Fred Luz, diretor da O2 Filmes, que liderará do El Ojo Producción Audiovisual;
– Rafael Urenha, sócio fundador e CCO da Galeria, que presidirá o El Ojo Digital & Social.
Os outros sete presidentes de júri do El Ojo 2024 que acabam de ser anunciados são: Carlos Andrés Rodriguez, diretor criativo global da MullenLowe, que presidirá o El Ojo Film; Jairo Lezaca, co-managing partner & chief creative officer da HAVAS Hoy, como presidente do El Ojo Creative Commerce; Chelo Waintraub, fundador e CCO da From, que será lider do El Ojo Radio & Audio; Sharon Zyman, CEO do Publicis Groupe, que presidirá o El Ojo Sustentável; Checha Agost Carreño, fundador e CCO da Founders, como presidente do El Ojo Experiência de Marca e Ativação; Susana Pérez Bermejo diretora executiva de criação da Proximity Madrid, que será presidente do El Ojo Design; e Naxto Díaz, global head of craft da VML Health, que presidirá o El Ojo Health & Pharma.
“Com esses dez expoentes profissionais da indústria da comunicação ibero-americana, completamos nossa lista de presidentes, totalizando 18 profissionais que terão a tarefa de liderar os diferentes júris que escolherão as melhores ideias e trabalhos criados por profissionais latinos que trabalham em todo o mundo”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
Com a divulgação de agora, sobe para cinco o número de profissionais brasileiros presidindo júris do El Ojo de Iberoamérica 2024. Os outros brasileiros, revelados anteriormente, são:
– Paulo Areas, CCO & Head of Business Transformation da TBWA Espanha, que será líder do El Ojo Direct
– Vanessa Brandão, diretora de marketing global do segmento Core Beer do grupo Heineken, será a presidente do El Ojo Eficácia
O El Ojo tradicionalmente convida os mais destacados profissionais de toda a região para compor seu corpo de presidentes de júri. Eles analisam, selecionam e coordenam a escolha online, nas primeiras etapas da votação – juntamente com todos os jurados de cada competição – os trabalhos finalistas e os metais (troféus de Ouro, Prata e Bronze) entre os trabalhos inscritos no festival, de toda a ibero-américa. Em uma segunda etapa, os presidentes de júri se reunirão pessoalmente em Buenos Aires e, com um olhar diversificado e abrangente, escolherão juntos os Gran Ojos de cada prêmio
Todas as premiações serão entregues durante a 27ª Edição do El Ojo de Iberoamérica, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro, durante a celebração da 27ª Edição do festival no Centro de Convenções La Rural, no bairro de Palermo, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Em breve, o festival anunciará também os mais de 200 profissionais da indústria da comunicação, de diversos países, que serão jurados que participam da votação das melhores ideias em diferentes prêmios.
O Festival tem encerramento definitivo para inscrições na premiação de 2024 marcado para dia 30 de setembro. No site El Ojo de Iberoamérica estão todos os Prêmios e Categorias do El Ojo de Iberoamérica deste ano e as orientações para realizar inscrições.
Confira abaixo um pouco sobre cada um dos dez presidentes de júri anunciados agora:
|
A brasileira Vanessa Gianotti: El Ojo Media |
Vanessa Giannotti, vice-presidente de mídia da Ogilvy Brasil e líder BR de OpenX na WPP (Coca-Cola Intelligence HUB)
A brasileira Vanessa Giannotti é vice-presidente de mídia da Ogilvy Brasil e líder BR de OpenX no WPP (Coca-Cola Intelligence HUB). Com mais de 20 anos de experiência em branding, publicidade e mídia, a executiva iniciou sua carreira na agência Fischer America, mas suas principais conquistas ocorreram durante esses mais de 20 anos liderando grandes anunciantes no mercado brasileiro de CPG (Consumer Packaged Goods).
Na Natura, foi responsável pela estruturação da área de comunicação para a América Latina, o que incluiu a definição de agências criativas e de mídia da empresa. Também foi responsável por liderar a área de publicidade quando a marca triplicou seus investimentos em mídia, conquistando o primeiro lugar em SOV (Share of Voice) na categoria e foi premiada com seu primeiro Leão no Festival Cannes Lions 2009. Já na Kimberly-Clark, Vanessa liderou a aceleração digital da empresa, implementando toda a estratégia de gestão de dados, incluindo PBU e DMP.
Retornou ao mercado de agências de publicidade em 2020, quando ingressou na Ogilvy Brasil. Vanessa tem se dedicado à estratégia de mídia com foco em transformar os negócios de mais de 50 clientes, entre os maiores anunciantes do Brasil. Em 2021, foi reconhecida como Profissional de Mídia do Ano no Prêmio Caboré, um dos mais importantes reconhecimentos para profissionais da indústria da comunicação no Brasil. Em 2024 foi jurada do Festival Cannes Lions e agora presidirá o júri da El Ojo Media. Ver+.
EL OJO DIGITAL & SOCIAL
|
Rafael Urenha, Sócio Fundador e CCO da agência GALERIA
O brasileiro Rafael Urenha deixou a sua marca nos últimos anos como um dos criativos mais admirados do mercado brasileiro e um dos principais responsáveis pela união entre publicidade e entretenimento. Sua assinatura artesanal, em constante evolução, o levou à direção criativa da GALERIA, agência que fundou em 2021, trabalhando para clientes como McDonald’s, Itaú, Natura, Vivo, Bauducco e Havaianas.
Com uma carreira de quase 30 anos, Urenha liderou por décadas a criação da icônica agência DPZ, onde assinou trabalhos premiados como o case “Méqui”, para o McDonald’s, e “Caverna do Dragão”, para Renault.
Em 2019, Urenha foi escolhido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) como Profissional Criativo do Ano. E em 2020, foi a vez do jornal PropMark nomear Urenha como Profissional Criativo do Ano. Também em 2020, ficou entre os dez profissionais mais admirados em uma pesquisa da consultoria Scopen e foi apontado pela revista Wired como um dos 50 brasileiros mais criativos do ano. Agora, Rafael liderará o júri do El Ojo Digital & Social 2024. Ver+.
EL OJO PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
|
Fred Luz, Diretor da O2 Filmes
O brasileiro Fred Luz tem uma longa trajetória profissional, trabalhando para grandes marcas como Banco Itaú, Coca-Cola, Johnson’s, Motorola, Telefônica, Nestlé, Nivea, Betfair e Electrolux.
Ele busca um equilíbrio entre a narrativa sensível e a estética refinada. Sua produção criativa é o resultado de uma profunda imersão em seus filmes, que tecem um enredo único, uma atmosfera de emoção, naturalidade e cinematografia. Sua inspiração vem da paixão pela arte, literatura e exploração do mundo. Fred acredita que o entretenimento deve ser relevante e acredita em uma narrativa forte e empolgante. Se concentra em mensagens claras, fluídas e comoventes que envolvem seu público. É um contador de histórias com um ponto de vista minimalista e um mestre em transbordar sentimentos.
Em 2023, Fred foi consagrado como o Melhor Diretor do Brasil no El Ojo Local, por ter ganhado dois troféus de Ouro e dois de Prata naquela edição do El Ojo de Iberoamérica. No mesmo ano, ele também ganhou três Leões em Cannes com seu trabalho “Buscapé. De volta à Cidade de Deus”, para Vivo e Motorola. Entre eles, um Leão de Prata em Filme, o único troféu para um filme brasileiro em 2023, além outros prêmios em diferentes festivais.
Atualmente, Fred é representado nas Américas pela O2 Filmes, a maior produtora do audiovisual da América do Sul. Ele acaba de concluir a direção geral do filme para a campanha de reposicionamento da marca considerada a mais valiosa do Hemisfério Sul: o Banco Itaú. Fred já trabalhou com nomes como Madonna, Ronaldo Nazário, Jorge BenJor, Fernanda Montenegro e Carlos Alcaraz, entre outras personalidades.Ver+.
EL OJO FILM
Carlos Andrés Rodríguez, Diretor Criativo Global da MullenLowe
O colombiano Carlos Andrés é um apaixonado por marcas e pela cultura pop desde criança. Em 2009, começou como trainee na MullenLowe SSP3 Bogotá, Colômbia, e em apenas cinco anos foi promovido a Diretor de Criação. Trabalhou durante um ano no escritório da rede em Londres e, em 2015, retornou à SSP3 para se tornar Diretor de Criação. Em 2021, foi um dos líderes responsáveis pela fundação da DAVID Bogotá, o quinto escritório no mundo da multipremiada rede do grupo WPP. Em 2023, Carlos retorna à MullenLowe em Londres como Diretor Criativo Global, onde lidera as contas Consumer Health e Knorr da Bayer, entregando campanhas global e localmente.
Ao longo de sua carreira, Carlos Andrés trabalhou em campanhas notáveis para o Governo Nacional da Colômbia: o histórico ‘Processo de Paz na Colômbia’ e o ‘Projeto Internacional para a Educação’, que foi liderado pelo Papa Francisco. Realizou trabalhos locais, regionais e globais para clientes como AB InBev, Unilever, Edgewell, Bayer, Burger King e Aruba Tourism Authority, entre outros.
É um dos criativos mais premiados da América Latina, com mais de 350 prêmios em seu currículo, incluindo o Black Pencil da Década no D&AD e o Primeiro Leão de Titânio da América Latina no Cannes Lions, em 2012, por seu trabalho ‘Ríos de Luz’, para o Ministério da Defesa da Colômbia, além do primeiro Grande Prêmio de Inovação para a América Latina em Cannes, com ‘My line’, criado para o Ministério das Comunicações e Tecnologia da Colômbia, em 2018.
Carlos Andrés conquistou vários GPs no El Ojo, incluindo o Gran Ojo Directo 2011, pela ‘Operación Navidad’; o Gran Ojo Vía Pública em 2013 com ‘Ríos de Luz’; e o Gran Ojo Directo 2018, com ‘Mi Línea’. Este ano ele retorna a El Ojo de Iberoamérica para presidir o Júri de Filme de El Ojo.Ver+.
EL OJO CREATIVE COMMERCE
Jairo Lezaca, Co-Managing Partner & Chief Creative Officer da HAVAS Hoy
Jairo Lezaca atua há mais de 22 anos em diversos departamentos criativos de agências como Leo Burnett, MullenLowe, Publicis, DDB e Ogilvy, em países como Argentina, Colômbia e Equador, onde trabalhou para marcas globais como Nescafé, MAGGI, Nido, DogChow, Movistar, Fundação Telefônica, McDonald’s, Renault, Citibank, Heineken e Nike, entre outros.
Desde 2021 é Co-Managing Partner & Chief Creative Officer da Havas HOYna Cidade do México, onde trabalha para marcas como Volaris, IKEA, Vanish, AirWick, Harpic, H-E-B, PUMA, Crayola, Paramount+, L’Óreal, Coppel, entre muitos outros, no México e na América Latina.
Seu trabalho foi premiado em festivais como D&AD, London International Awards (LIA), El Ojo de Iberoamérica, Círculo de Oro (México), ElDorado (da Colômbia) e Effie Awards (da Colômbia e do Equador), entre outros. Neste ano representou o México como júri de Print & Publishing no Cannes Lions 2024, mas ao longo de sua carreira também foi jurado do El Ojo de Iberoamérica, Effie, Festival de Nova York, entre outros.
Em 2012, Jairo foi Presidente da El Ojo Sustentable e do El Ojo PR, enquanto foi Diretor Geral de Criação da Publicis Colombia. Em 2024 ele presidirá o El Ojo Creative Commerce. Ver +.
EL OJO RADIO & AUDIO
Chelo Waintraub, Founder & Chief Creative Officer da From
Chelo é cofundador e CCO da From, agência independente com escritórios em Montevidéu e Cidade do México, e com equipes em Buenos Aires, São Paulo, Amsterdã e Barcelona.
Durante sua passagem pela Havas Gurisa, a agência ganhou duas vezes o prêmio de Melhor Trabalho Local no El Ojo de Iberoamérica, em 2012 na categoria TV, e em 2009 em Gráfica. Posteriormente, Chelo foi convidado a ingressar na Santo Buenos Aires e posteriormente foi CCO da Havas. De Buenos Aires, junto com sua equipe, colaborou criativamente com diferentes subsidiárias da Havas em todo o mundo. Trabalhou para marcas como Coca-Cola, AB InBev, Netflix, Peugeot, Citroën, Hyundai, PedidosYa, Arnet, Personal, Santander, Universal Music, LG, Pilsen, Danone e New Balance. Seu trabalho recebeu reconhecimento dos mais importantes festivais do setor, como El Ojo de Iberoamérica, Clio e Cannes Lions.
Chelo Waintraub foi conferencista do El Ojo de Iberoamérica em 2017, enquanto era Diretor Geral de Criação da Havas Buenos Aires. Foi Presidente do Círculo Publicitário Uruguaio, em 2021 e 2023. Sua agência From foi selecionada pelo Festival Desachate como Melhor Agência do Uruguai. Ver +.
EL OJO EXPERIÊNCIA DE MARCA E ATIVAÇÃO
Checha Agost Carreño, Fundador e CCO da Founders
Fundador e diretor de criação da Founders, o argentino Checha Agost Carreno lidera, em sua agência, projetos para marcas como Netflix, Spotify, Snapchat, New York City, Heinz, Heineken e Wonka, entre outras. A Founders tem seis escritórios: dois nos Estados Unidos (Nova Iorque e Miami), no México, na Colômbia, na Jamaica e na Argentina.
Checha é consultor do governo da cidade de Nova York e consagrado como o criador da campanha ‘WE LOVE NYC’, a maior transformação comercial da história da cidade norte-americana. De acordo com o New York Times, trata-se de “uma campanha que nos lembra por que amamos a cidade de Nova York”.
Sua liderança também fez com que a Ogilvy México fosse nomeada “A Agência Mais Bem Percebida do País” por quatro anos consecutivos. Além disso, a Ogilvy México foi escolhida “Melhor lugar para trabalhar” por várias vezes.
Checha ganhou 33 Leões no Cannes Lions e, em 2005, conquistou seu primeiro Grand Prix no festival, na categoria Outdoor, com ‘Edificio’, para a Lego, tornando a Ogilvy Chile a primeira agência do país a ganhar um GP. Foi, ainda, o primeiro argentino a ganhar um GP em Cannes. Ele também ganhou três Clios, um Grand Prix no Festival de Londres. Com o trabalho ‘Edificio’, ganhou o Gran Ojo Vía Pública 2005. Outro trabalho premiado no El Ojo foi ‘Carpetas’, para a Unicef Chile (Gran Ojo Gráfica 2010). Também foi premiado com 16 Clios, 12 lápis no One Show, sete lápis no D&AD e dez prêmios Effie.
Além disso, Checha foi eleito quatro vezes o Melhor Diretor de Criação do Chile no El Ojo: 2004, 2005, 2006 e 2011 (Ogilvy & Mather Chile). Enquanto foi VP Regional de Criação, a Ogilvy foi a Rede do Ano no El Ojo em 2014 e 2015. Checha foi palestrante no El Ojo de Iberoamérica 2015. Ver +.
EL OJO DESIGN
Susana Pérez Bermejo, Diretora Executiva de Criação da Proximity Madrid
Formada em Publicidade e Relações Públicas, Susana Pérez Bermejo iniciou a carreira na publicidade em 1999, em uma das primeiras agências digitais da Espanha. Três anos depois, ingressou na agência de publicidade Proximity como Diretora de Arte, tornando-se Diretora Executiva de Criação.
Consciente da responsabilidade e da capacidade de mudança que seu posto lhe confere, Susana está comprometida com uma equipe criativa capaz de multiplicar seu entusiasmo e fazer crescer as ideias de todos, colaborando em vez de competir, valorizando a qualidade humana e o talento de cada integrante de seu time.
Sempre se destacou por realizar campanhas com fortes componentes sociais e de gênero. Para Susana, é importante que suas preocupações e valores, bem como os de sua equipe criativa sejam combinados com as necessidades dos clientes, para desenvolver mensagens em favor da justiça social.
Ela é sócia-fundadora e atual presidente da #masmujerescreativas, uma associação que luta pela visibilidade feminina no setor, apoiando jovens mulheres criativas. Por meio dessa associação, Susana proferiu palestras em universidades e fez parte de iniciativas como a 36Hz, orientando jovens mulheres criativas para ajudá-las a encontrar sua voz.
Seu trabalho foi reconhecido com diferentes prêmios em festivais publicitários internacionais, como Cannes Lions, El Ojo de Iberoamérica, Clio Awards, London International Awards (LIA), Effie Awards, El Sol, Inspirational Awards, Echo Awards, John Caples, CdeC, entre outros. Também foi jurada em importantes festivais, como Cannes Lions, Clio, El Ojo de Iberoamérica, New York Festivals, ADC*E, o CdeC, El Inspirational, El Sol e Caples. Neste ano Susana será a Presidente do El Ojo Design. Ver+.
EL OJO HEALTH & PHARMA
Natxo Díaz, Global Head of Craft da VML Health
Natxo Díaz é um criativo apaixonado pelo trabalho da indústria da comunicação, da tecnologia e da transformação criativa de negócios. Em sua função como Global Head of Craft da VML Health ele é responsável por toda a execução criativa e artesanal da agência, em todos os territórios. Também faz parte do Conselho Executivo de Criação da VML EMEA e do Conselho Criativo da WPP Espanha.
Sob sua liderança criativa a VML Health foi nomeada Agência do Ano no Clio Health (2024), Agência de Saúde do Ano na Espanha pelo El Publicista (2021, 2022 e 2023), e ainda a segunda agência criativa na Espanha em toda as categorias, em 2022. Sua campanha ‘Sugar Kids’ foi nomeada a mais premiada na Espanha em 2022, enquanto ‘Dogs Without Borders’ foi a segunda campanha mais premiada do mundo em Pharma & Health, de acordo com o The Drum Rankings. Com essa última campanha, ele ganhou dois Ouros no El Ojo 2023, no El Ojo Experiência de Marca e Ativação, além de duas Pratas no El Ojo Health & Pharma, um Prata no El Ojo Direct, outra Prata em El Ojo Sustentável, além de dois Bronzes, um em Inovação e outro em Melhor Idea Latina para o Mundo.
Segundo o ranking do The One Show 2023, Natxo está em quinto lugar entre os CCOs mais destacados do setor farmacêutico mundial e seu trabalho foi reconhecido com mais de 350 prêmios nos mais importantes festivais internacionais, incluindo Cannes Lions, El Ojo de Iberoamérica, Clio Awards, London International Awards (LIA), Eurobest, The One Show, ADC, NY Festivals e El Sol. Além disso, participou como jurado nos principais festivais do mundo, como Cannes Lions, LIA, The One Show, El Ojo, Clio, Eurobest, Dubai Lynx, El Sol e ADSTARS.
Foi presidente de Júri no Clio Health, no Luum Awards, no Aspid Awards e no Salud Festival. Natxo é o único criativo incluído na lista 40Under40 2024 da MM+M, que reconhece os melhores jovens talentos do setor de saúde em todo o mundo. Neste ano, ele será o presidente do El Ojo Health & Pharma no El Ojo de Iberoamérica. Ver +.
EL OJO SUSTENTÁVEL
Sharon Zyman, CEO do Publicis Groupe
Sharon Zyman é uma executiva mexicana de alto desempenho, com notável desempenho em marketing, liderança e negócios em seus mais de 20 anos de experiência bem-sucedida em mídia, publicidade e entretenimento. Atualmente, Sharon é CEO do Publicis Groupe Mexico, um dos mais importantes grupos de marketing, mídia e transformação digital do México.
Ao longo de sua carreira, liderou com sucesso diversas áreas em empresas importantes como a Warner Media e a Televisa. Da gerência geral, a vendas e marketing, seu trabalho lhe permitiu desenvolver grandes habilidades em análise, visão, estratégia, liderança, inovação e transformação digital, bem como a gestão de uma cultura organizacional de alto desempenho e focada em resultados.
Além disso, fez contribuições significativas para o setor de publicidade e entretenimento principalmente no México, o que lhe rendeu um importante reconhecimento não apenas no mercado mexicano, mas também em nível internacional. Foi, inclusive, nomeada como um dos “25 profissionais de marketing mais influentes da América Latina” pela AdWeek e incluída entre “As 100 mulheres mais poderosas do México” pela Revista Expansión e pela Forbes México. Ver+.
Outros presidentes de júri já anunciados
Os dez presidentes de júri anunciados agora juntam-se aos outros oito profissionais já divulgados anteriormente. Como já foi listado acima, entre eles estão os brasileiros Paulo Areas, CCO & Head of Business Transformation da TBWA Espanha, que será líder do El Ojo Direct; e Vanessa Brandão, diretora de marketing global do segmento Core Beer do grupo Heineken, será a presidente do El Ojo Eficácia.
Também já haviam sido divulgados como presidentes de júri Andrés Ordóñez, Global CCO da FCB, que liderará o El Ojo Conteúdo; Sergio Franco Tosso, CCO da DDB Fahrenheit Peru, que irá comandar o El Ojo Sports; Celeste Dalairac, DGC da ISLA Argentina, estará à frente das categorias El Ojo Gráfica e El Ojo Produção Gráfica; Javier Campopiano, diretor global de criação do McCann Worldgroup e McCann, liderará o júri do El Ojo Via Pública; Gastón Cánaves, diretor executivo de criação da Dentsu Creative Argentina, presidirá o El Ojo Inovação; e Noe Chessari, CEO & Fundador do Ninch, que será presidente da El Ojo PR.
Inscrições
As inscrições para o El Ojo de Iberoamérica 2024 ainda estão disponíveis para agências, consultorias criativas e estratégicas, criativos, anunciantes, produtores, cineastas, empresas de RP, Gaming, Dados, Design, Tecnologia e Mídia. As participações nas premiações do festival permitem também concorrer aos prêmios de Desempenho do Ano (Local e Regional) nas categorias de Melhor Agência, Melhor Agência Independente, Melhor Criativo, Melhor Produtor, Melhor Realizador, Melhor Anunciante e Melhor Rede de Comunicação.
Os descontos na quantidade de peças encerram-se em 20 de setembro. Já o prazo final para inscrições se encerrará no dia 30 de setembro.