Será realizada nesta semana – quarta-feira (22) e quinta-feira (23) – a nona edição do Novo Festival do Clube de Criação, que tem formato online e gratuito. Com programação extensa e variada voltada para a indústria brasileira da criatividade, neste ano o evento terá transmissão pela plataforma Globoplay, com palestras, painéis e debates sendo exibidos ao vivo. Para acompanhar todo o conteúdo, que foi preparado nos últimos seis meses, é preciso fazer inscrição pela plataforma da Sympla.
Durante seus dois dias o festival apresentará cerca de 40 painéis, divididos em duas salas, com foco não apenas em publicidade, mas também nos diversos segmentos da chamada economia criativa e em temas que estão entre os principais debates da sociedade, o que coloca o evento como um dos maiores e mais importantes da criatividade no Brasil. A curadoria é da jornalista Lais Prado, também editora-chefe do portal do Clube de Criação (www.clubedecriacao.com.br), com produção de Sandra Caymel e apoio de Lena Castellón.
Dentre os temas que serão discutidos estão construção de roteiro, com nomes como Jorge Furtado, George Moura e Jaqueline Vargas; animação com Carlos Saldanha; artes plásticas com Maxwell Alexandre; grafite com artistas urbanos como Mazola, Clara Leff, Binho Ribeiro e Negritoo; comida de verdade com Rita Lobo; crise climática com o cineasta Fernando Meirelles e os professores Paulo Artaxo (do Instituto de Física da USP) e Carlos Nobre (pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP); o crescimento dos NFTs com a artista visual Dejumatos e o designer digital Fesq; e a falta de visibilidade dos povos da floresta no mercado de comunicação. Além disso, há painéis com assuntos que o Festival debate todos os anos, como diversidade, representatividade e inclusão. Na edição 2021 traz também referências internacionais como Johan Kramer (diretor de criação, diretor de cena e fundador da icônica KesselsKramer) e Pancho Cassis (Global CCO da David). Mais as participações de Amora Mautner (diretora artística da Globo), Astrid Fontenelle (apresentadora) e as cantoras Iza e Manu Gavassi.
A gratuidade da participação no evento se dá devido ao apoio de um grande rol de patrocinadores, que inclui Globo/Globoplay (cota Premium); Surreal Hotel Arts (cota Máster); Barry Company, Bonafont, Warner Media, Alice Filmes, AlmapBBDO, David, Leo Burnett Tailor Made, MyMama, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Santeria, WMcCann e Zohar (com cotas Madrinhas).
Confira aqui a programação completa do festival em 2021.