A programação do Salvador Creativity and Media Festival, o Scream Festival 2021, já está disponível no site oficial. Para saber como os especialistas enxergam “As novas formas do agora” – mote desta quarta edição -, o evento reúne mais de 100 palestrantes em, pelo menos, 40 painéis, palestras e entrevistas que acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, sexta-feira e sábado, de 9h às 18h, em três endereços simultâneos do Centro Histórico de Salvador: Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e Fera Palace Hotel.
Já na abertura oficial, marcada para 9h, no Teatro Gregório de Mattos, a Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP, realizadora do evento, representada pela presidente da entidade, publicitária e idealizadora do Scream, Ana Coelho, recebe o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o presidente da Saltur, Isaac Edington e o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.
Para Ana, que transfere, oficialmente, a presidência da ABMP para o próximo presidente da entidade no encerramento do Scream, esta quarta edição representa “não o fechamento de um ciclo à frente da associação, mas um olhar mais aberto para o futuro. Criamos o Scream para trocar ideias, provocar discussões que agitassem o mercado baiano e é isto que tem acontecido, seja durante o evento ou entre uma edição e outra. Conseguimos aproximar as marcas, agências, fornecedores e consumidores, enfrentamos uma pandemia, fizemos uma edição, em 2020, totalmente online por conta disso e, ainda assim, os resultados e repercussão são incríveis. Neste ano não será diferente, com ainda mais provocações e ideias do futuro, desse futuro que é o agora”.
Após a abertura, além de marketing de influência, jornalismo, propaganda, tendências do audiovisual, comunicação digital, mídias e tecnologias, os participantes vão ter acesso a palestras e debates sobre movimento ageless, educação, gastronomia, cultura, tecnologia e ciência como território feminino, propósito, inclusão, diversidade, sexo, intervenções urbanas, sustentabilidade, responsabilidade social e governança, discursos de ódio, criatividade remota, ancestralidade e ainda o 3º Prêmio CCBA, realizado pelo Clube de Criação da Bahia, e uma homenagem no painel “Duda Mendonça – O Glauber Rocha da propaganda brasileira”, com Nelson Cadena, Fernando Passos, Clovis Lima e Ricardo Braga.
São tantos temas que a ABMP, através de curadoria colaborativa, vai reunir representantes de marcas como Coca-Cola, Uol, PUC, ESPM, Prodetur, Nasa Space Apps, SDW for all, Sleeping Giants, As Minas Marketing, Tech4sex e Apayomi Juristas Negras. E, em meio a tantos nomes de projeção nacional e internacional, estão representantes da Bahia, como Escolinha Maria Felipa, Soteropobretano, Belezas do Subúrbio, Cajazeiras da Depressão, Canteiros Coletivos, Dois Terços, além das emissoras de TV, agências de publicidade e marketing digital, influenciadores e artistas.