O Festival Cria PE, realizado no dia 17 de outubro no Recife Expo Center, consolidou-se como um marco para o mercado publicitário de Pernambuco, reunindo profissionais e players do setor em uma celebração de criatividade, inovação e talento local. O evento trouxe uma programação intensa, que combinou palestras de especialistas renomados e momentos de premiação.
Entre os debates que movimentaram o dia estava o painel “Pernambucanos que se destacam aqui e fora”, apresentado por Ricardo Moreira, Romero Cavalcanti e Paulo André Bione, que discutiu o talento e a criatividade pernambucana. Pyr Marcondes apresentou a palestra “Como a Inteligência Artificial vai mudar sua carreira e sua empresa”, focando nas transformações trazidas pela tecnologia.
Daniel Starck abordou a “Criatividade transmitida no off e digital”, ressaltando a importância do rádio na comunicação atual. Fabiana Soriano discutiu “Os impactos positivos da criatividade no OOH e a transformação da relação das marcas com a sociedade”, destacando a relevância das campanhas ao ar livre.
Rodrigo Kallas apresentou o tema “Efeito Shine”, enquanto Karan Novas falou sobre “Tendências da criatividade no mundo”, compartilhando inovações globais. Pedro Icimoto, Head da GAMMA DSP, discutiu “Explorando a Mídia Programática | Globo & GAMA DSP”, destacando a importância da automação na publicidade. Guilherme Ravache trouxe insights sobre “Marketing de dopamina nas mídias: oportunidade para marcas alavancarem os negócios”, e, por fim, Guilherme Jahara encerrou o ciclo de palestras com “A criatividade como propulsora de negócios”, enfatizando o papel da inovação no crescimento das marcas.
Após a programação extensa de conteúdos, aconteceu a esperada premiação que reconheceu as melhores peças publicitárias criadas entre janeiro de 2022 e junho de 2024 pelas agências associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) ou à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). O júri responsável pelas escolhas foi composto por dois grupos.
O primeiro, formado por 10 jurados, realizou a avaliação online e selecionou o shortlist. O segundo grupo, diferente do primeiro, foi composto por cinco profissionais que, de forma presencial, julgaram os trabalhos finalistas e definiram os vencedores. Ambos os júris foram compostos por profissionais de fora do estado de Pernambuco, garantindo total imparcialidade na escolha dos vencedores. Critérios como qualidade da ideia, execução e relevância em relação ao produto ou serviço anunciado
No Grand Prix, a agência Avesso conquistou o prêmio na categoria Técnica de Filmes com a peça “Torcida” para o anunciante Pixbet e também na categoria Causas com a peça “Nosso Maior Rival é o Crime”, criada para o Sport Clube do Recife. Além disso, a agência Brenda brilhou com a campanha “É Muito Mais Que Bet”, que venceu tanto na categoria Campanhas quanto em Branded Content, ambas para o anunciante Esportes da Sorte.
Também foram reconhecidos durante a premiação os destaques do ano, concedidos às agências, anunciantes e à agência do interior que obtiveram as melhores performances na pontuação, de acordo com os prêmios que foram conquistados. Como agência do interior foi escolhida a Saminina. Entre os anunciantes do ano, a Pixbet recebeu o Bronze, o Sport Clube do Recife foi Prata e a Esporte da Sorte foi a vencedora do Ouro. Já as agências do ano foram a Ampla, com o Bronze, a Avesso, com a Prata, e a Brenda, que recebeu o Ouro.
Confira a lista completa dos vencedores e suas categorias:
Grand Prix
- Técnica de Filmes: “Torcida” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Campanhas: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Branded Content: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Causas: “Nosso Maior Rival é o Crime” – Anunciante: Sport Clube do Recife, Agência: Avesso.
Categoria Filmes
Subcategoria Institucional
- Prata: “Orgulho de Ser Nordestino” – Anunciante: Sistema Jornal do Commercio, Agência: Brenda.
- Prata: “É a Nossa Chama – Olimpíadas” (Série de 5 filmes) – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Bronze: “Lado B da Lud” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
Subcategoria Produtos e Serviços
- Ouro: “9 Entre 10” – Anunciante: Baterias Moura, Agência: Ampla.
- Prata: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
- Prata: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
- Bronze: “Não Dá Pra Explicar, Tem Que Viver – Carnaval do Governo de Pernambuco 2024” – Anunciante: Empetur, Agência: Match.
- Bronze: “Aba Legenda” – Anunciante: Associação Brasil América, Agência: Mart Pet.
Categoria Técnica de Filmes
Subcategoria Animação
- Ouro: “Vini Jr – 05 Anos no Maior Clube do Mundo” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Prata: “As Brabas” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Bronze: “É Só Viver Que Tá no Lucro” – Anunciante: ZRO Bank, Agência: Brenda.
- Bronze: “A Vida é Uma Questão de Sorte?” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
Subcategoria Direção de Cena
- Ouro: “Torcida” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Prata: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
- Prata: “9 Entre 10” – Anunciante: Baterias Moura, Agência: Ampla.
- Bronze: “Sabor Que Conta” – Anunciante: Seara, Agência: Ampla.
- Bronze: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
Subcategoria Direção de Arte
- Ouro: “É Muito Mais Que Bet 2” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Prata: “Orgulho de Ser Nordestino” – Anunciante: Sistema Jornal do Commercio, Agência: Brenda.
- Prata: “Vini Jr – 05 Anos no Maior Clube do Mundo” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “A Vida é Uma Questão de Sorte?” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Bronze: “Vem Pro Play” – Anunciante: Aposta Ganha, Agência: Ampla.
Subcategoria Fotografia
- Ouro: “Viva Um Verão Naturalmente Incrível” – Anunciante: Empetur, Agência: Marta Lima.
- Prata: “Sabor Que Conta” – Anunciante: Seara, Agência: Ampla.
- Prata: “A Bet dos Brasileiros” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “Manifesto” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “Torcida” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
Subcategoria Trilha
- Ouro: “Manual do Babaca” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
- Prata: “Torcida” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Prata: “Manifesto” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “As Brabas” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
- Bronze: “Iquine – 50 Anos de Brasilidades” – Anunciante: Tintas Iquine, Agência: Ampla.
Subcategoria Roteiros
- Ouro: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Prata: “9 Entre 10” – Anunciante: Baterias Moura, Agência: Ampla.
- Prata: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
- Bronze: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
- Bronze: “É Só Viver Que Tá no Lucro” – Anunciante: ZRO Bank, Agência: Brenda.
Categoria Trabalhos Impressos ou Digitais
Subcategoria Direção de Arte
- Bronze: “É a Nossa Chama – Olimpíadas” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
Subcategoria Ilustração
- Prata: “O Encantado Vem a Galope” – Anunciante: Grupo Saminina, Agência: Saminina.
Subcategoria Texto
- Bronze: “É a Nossa Chama – Olimpíadas” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
Categoria Rádio e Áudio
Subcategoria Institucional
- Prata: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Bronze: “É a Cara da Gente” – Anunciante: TV Jornal Interior, Agência: Buzz Lab.
Subcategoria Produtos e Serviços
- Prata: “Ligou, Dedetizou” – Anunciante: Rota Uniprag, Agência: Mart Pet.
- Bronze: “Não Dá Pra Explicar, Tem Que Viver – Carnaval do Governo de Pernambuco 2024” – Anunciante: Empetur, Agência: Match.
Categoria Cases de Sucesso
- Bronze: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
Categoria Digital
Subcategoria Vídeos e Filmes
- Ouro: “Coach da Resenha” – Anunciante: Pitú, Agência: Ampla.
- Prata: “Profetizou, Ganhou, Sacou” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Prata: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
- Bronze: “Vini Jr – Aniversário” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “Aniversário de Caruaru” – Anunciante: Arú Clube Residencial, Agência: Oficina.
Subcategoria Ações em Mídias Sociais
- Prata: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
Subcategoria Melhor Uso de Tecnologia
- Bronze: “Vini Jr – 05 Anos no Maior Clube do Mundo” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
Subcategoria Uso Criativo de Influenciadores
- Bronze: “Coach da Resenha” – Anunciante: Pitú, Agência: Ampla.
Categoria Mídia Exterior
Subcategoria Produtos e Serviços
- Prata: “Rotas do Centro” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Propeg.
Categoria Campanhas
Subcategoria Campanha Integrada
- Ouro: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Prata: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
Subcategoria Institucional
- Ouro: “Orgulho de Ser Nordestino” – Anunciante: Sistema Jornal do Commercio, Agência: Brenda.
- Bronze: “É a Nossa Chama – Olimpíadas” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Bronze: “Rota do Frio 2023” – Anunciante: EMPETUR, Agência: Match.
Subcategoria Produtos e Serviços
- Prata: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.
- Prata: “É Só Viver Que Tá no Lucro” – Anunciante: ZRO Bank, Agência: Brenda.
- Bronze: “Cuida!” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Lean.
- Bronze: “Recife Limpa” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
Categoria Promo, Experiência e Ativação
Subcategoria Ativação
- Prata: “Olhe para o Alto” – Anunciante: NSX, Agência: Lean.
- Bronze: “Carnaval de Olinda 2024” – Anunciante: Prefeitura de Olinda, Agência: Trio.
- Bronze: “Das Maravilhas das Cataratas às Maravilhas do Recife é Um Pulo” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: BG9.
Subcategoria Evento
- Prata: “Rec’n’Play 2023” – Anunciante: Rec’n’Play, Agência: Ampla.
- Bronze: “Brega Awards” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
Categoria Branded Content
Subcategoria Product Placement
- Ouro: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
Categoria Causas
Subcategoria Filmes
- Prata: “Manual do Babaca” – Anunciante: Prefeitura do Recife, Agência: Ampla.
Subcategoria Mídia OOH
- Prata: “Nosso Maior Rival é o Crime” – Anunciante: Sport Clube do Recife, Agência: Avesso.
Subcategoria Digital
- Ouro: “Nosso Maior Rival é o Crime” – Anunciante: Sport Clube do Recife, Agência: Avesso.
Subcategoria Promoção
- Ouro: “Nosso Maior Rival é o Crime” – Anunciante: Sport Clube do Recife, Agência: Avesso.
Categoria Melhor Estratégia de Mídia
- Ouro: “É Muito Mais Que Bet” – Anunciante: Esportes da Sorte, Agência: Brenda.
- Bronze: “Torcida” – Anunciante: Pixbet, Agência: Avesso.
Categoria Case de Sucesso
- Bronze: “Limpeza Sem Sofrência” – Anunciante: Indústrias Becker, Agência: Avesso.