Em sua 1ª edição, o Fest Start foca em experiências imersivas que conectam o público à arte, criatividade e inovação, promovendo ativações que fortalecem o posicionamento e o engajamento das marcas, no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, a Faculdade Belas Artes, em São Paulo, será palco da 1ª edição do Fest Start, um festival de experiências sensoriais voltado para o público A e A+. Serão quatro áreas de ativação, contemplando 10 arenas de oficinas, palestras e workshops de aquarela com artistas internacionais; o auditório, com espetáculos e demonstrações de pintura ao vivo; e a rua, com atividades livres, food trucks e música. Sete mil alunos da Belas Artes estarão integrados ao público artístico externo, com destaque para os assinantes do clube Amigo do MAM e de outros clubes culturais.
O Fest Start oferece oportunidades para reforçar o posicionamento das marcas, gerar conteúdo orgânico e coletar dados valiosos sobre as preferências e o comportamento do público.
“A curadoria criativa de cada atividade é um desafio, mas o que nos move é a estratégia de relacionamento a partir das experiências. Este público não é raso, está em constante mudança, se conecta rapidamente e busca vivências autênticas, que façam sentido com as marcas”, explica Thais Volkweis, curadora criativa do Fest Start e sócia-fundadora da Editora Start Watercolor.
São 10 arenas dedicadas a experiências imersivas ligadas a temas como criatividade, sustentabilidade, design, inovação e arte aplicada à publicidade, arquitetura, audiovisual e artes plásticas. Cada experiência guia os participantes a perceber como a criatividade se manifesta em diversas áreas do conhecimento — do roteiro que inspira campanhas publicitárias ao objeto de cerâmica que se transforma em peça única.
Nas arenas, o Fest Start tem capacidade de atender mais de 3 mil participantes por dia. Um dos destaques é a arena exclusiva da Jesmonite Brasil, empresa do Reino Unido conhecida como o “material camaleão”, usado em superfícies, revestimentos e peças de decoração. “Queremos que o público vivencie na prática a versatilidade e a qualidade de um material ecológico e inovador, mostrando por que ele é referência internacional em desempenho e tecnologia. Estar no Fest Start é a oportunidade de apresentar a Jesmonite em sua melhor performance: criando conexões reais por meio do fazer artístico, da sustentabilidade e do design”, finaliza Taiany Borges, Jesmonite Brasil.
Experiências sofisticadas, apresentação de linhas premium de produtos e cuidado impecável com o público são pontos em comum entre as marcas patrocinadoras do evento. Para a artista ceramista Michele Garcia, a pandemia transformou comportamentos e fortaleceu propósitos individuais, tendo a arte como força essencial desse processo. Segundo ela, o público A exige qualidade e busca experiências significativas. “O brinde personalizado já não faz mais sentido. O que importa é o faça você mesmo, em conexão com a marca. Na arena de cerâmica, os participantes vão moldar o barro, sentir texturas e levar para casa uma peça autoral feita por eles — assim como outras em porcelana pintada. Esse será o vínculo com as marcas, lembrado todos os dias”, comenta Michele.
Atualmente, quem consome cerâmica valoriza estética, originalidade, sustentabilidade e, acima de tudo, a história por trás de cada peça. “É um público que não busca apenas um objeto, mas uma experiência completa — seja ao adquirir uma obra,
seja ao participar de uma oficina”, finaliza Thais Del Monte, da Gaia Esmaltes Cerâmicos. Além de cases, oficinas de roteiro de livro infantil, construção de personagens, design de produtos e palestras sobre o futuro são destaques da programação.
Serviço
· O que: Fest Start | Festival de Arte em comemoração aos 100 anos do Centro Universitário Belas Artes
· Quando: 29 e 30 de novembro de 2025
· Quanto: R$ 210, válido para os dois dias
· Onde: Rua Álvaro Alvim, nº 90 – São Paulo/SP · Ingressos: summerpass.com.br, a partir de 25 de setembro
